O Brasil infla
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
Luiz Geraldo Mazza
Nem todos os indicadores são maus. Por exemplo: o setor de serviços chegou a 10,9%, recuperando as perdas de 2020 e se fixando 6,6% acima do nível pré-pandemia. Mas a inflação de janeiro pegou o maior índice desde 2016 com 0,54% (dezembro de 2021 o IPCA estava em 0,73%), o que implicava em clara desaceleração. Os EUA caminham para o pleno emprego, mas a inflação anualizada chegou a 6%, a mais alta da história, a nossa em 12 meses chegou a 10,71%, enquanto o Banco Central persegue uma taxa de 3,5% com teto de 5%, expectativa é de estouro da meta. Preços dos alimentos como carne e frutas e bebidas pressionaram. Segundo o Dieese, a cesta básica de Curitiba é a mais alta das capitais. Este ano vai ser fogo.
Tilápia
Exportamos 76% a mais de pescado em 2021 relativamente a 2020, o destaque a tilápia. Lembro quando da chegada em 1960 do peixe que teve acolhida com a melhor das tecnologias ao ponto de figurarmos como quarto produtor da especialidade em escala mundial.
Calamidade
Nossos vizinhos gaúchos sofreram mais do que nós com a estiagem e tanto que 80% dos seus municípios se declararam em calamidade. Questões como essa influem na posição como quarta ou quinta renda interna. De vez em quando passamos os gaúchos. E dessa vez a oscilação se dará na agricultura, conquanto tenhamos sofrido também.
Front
Locais de Curitiba que a Covid está mais presente: Alto da XV e Caximba, área de forte marginalidade. Entre terça e quarta no país 1.295 mortes, 184.734 infecções, Paraná 96 óbitos e 21.245 casos, a capital 9 mortes e 1.581 infecções. Também no Paraná a gripe H3N2 registrou 57 casos e 5 mortes. Diz a Fiocruz que o Brasil registra 4 vezes mais do que a média mundial na pandemia.
Dólar
Depois de alta consolidada, o dólar baixou tanto que chegou a R$ 5,22 no mais baixo patamar em 5 meses e tende a cair a R$ 5,15 enquanto há subidinha na Bolsa. Não dá pra comemorar, mas não deixa de ser um pepino a menos.
Ferry-boat
Uma empresa que opera em vários estados acertou o contrato emergencial de operar com ferry-boats na baía de Guaratuba. O sistema, criado por Lolô Cornelsen no segundo governo Lupion, foi decaindo com o passar do tempo e a degradação da frota, que chega a soltar as embarcações, torna prioridade a questão da ponte. Para nós - o exagero é didático - a nossa Rio-Niterói.
Federações
O STF aprovou o sistema de federalização dos partidos até maio. Há problemas como o da entrada do PSB no PT-PartIdo Verde-PCdoB na disputa pelo governo de São Paulo. O fato é que essas alianças não têm caráter provisório e não se confundem com as coligações, acertos locais e contribuirão muito para identificar doutrinas, podendo até com o tempo favorecer a redução de legendas que tanto dividem a opinião pública.
Conflito
A flexibilização dos defensivos químicos, já aprovada na Câmara Federal, levou novamente à reação dos ambientalistas quase no mesmo pique da havida contra a soja transgênica, uma causa perdida e até certo ponto acomodada. No Paraná uma das maiores cargas contra abuso de agrotóxicos foi no governo democrático de José Richa e desfechada pelo seu secretário de Agricultura, o petista Claus Germer, em que chegaram a deter cargas na estrada com processo e tudo mais. Infelizmente não haverá essa pegada no Ministério da Agricultura, que terá o juízo sobre a questão.
Folclore
O Ministério Público Federal pede suspensão do parecer que admite prescrever o kit-Covid e pede intervenção do Conselho Federal de Medicina. Essa não deve ter passado pelo procurador Augusto Aras. Aliás, a propósito a CPI da Covid decidiu encaminhar suas conclusões a um tribunal internacional. Pelo jeito viu que aqui a coisa é difícil de andar.

