O alvo é Aras
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de agosto de 2021
Luiz Geraldo Mazza
Por suas ações e omissões, o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, pode ter sua atuação avaliada pelo STF, mas esse tipo de avaliação ocorrerá agora na próxima terça-feira (24) na sabatina por sua recondução na Comissão do Senado. Ele se diz contra o ativismo para justificar sua postura pró-governo. Como se sabe, Bolsonaro driblou a praxe da lista tríplice e fez pessoalmente a escolha, inclusive com a perspectiva de uma vaga no STF. Há setores da Corte empenhados em combater os transbordamentos de Bolsonaro, que promete protocolar impedimento dos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre Moraes e fazendo disso um refrão.
Os presidentes do Senado e da Câmara, mais o ministro chefe da Casa Civil e o presidente do STF, tentam controlar a situação para evitar a manutenção do clima permanente de confronto. Cada acontecimento daqui para frente estará contaminado e é isso que iremos ver na audiência de Aras em meio aos incêndios que prosperam.
Amazônia
Por falar em incêndios, julho foi em 10 anos o maior avanço da queima florestal na Amazônia com sacrifício de 2.095 km2 de área. A versão oficial é que teria diminuído. Como dizia Hamlet, há método na loucura. Essa é uma questão de ser ou não ser, sempre clara e insofismável.
A guerra
Novidades: a Anvisa não admite vacinação de crianças e adolescentes com doses da Coronavac, mas acentua que a decisão pode ser revista se surgirem novos dados sobre a eficácia do imunizante. Em São Paulo, o governador projeta reduzir para 21 dias intervalo da Pfizer. A pasta da Saúde admite que terceira dose deve começar em prioritários como idosos e profissionais da saúde. Nos estados a normalidade é fechamento de leitos, mas com o alerta ligado em relação à variante delta. Vamos aos números: 985 óbitos entre terça e quarta e mais 41.017 infecções, Paraná com 82 mortes e 3.528 casos, Curitiba com 19 óbitos e 654 casos. Persiste na capital a bandeira amarela, eventos com limitação de público e devidamente testado. O Coritiba aguarda liberação limitada do Couto Pereira sob ordem do governo e da CBF. A Fiocruz faz alerta em Curitiba para a Síndrome Respiratória Aguda grave. Um outro registro é o de que o isolamento atinge o menor nível no Paraná e em sua capital.
Bronca
O TSE decidiu barrar a transferência de recursos para canais on-line empregados para fins políticos em eleições, seja por candidatos ou apoiadores, tudo isso tido como financiamento privado de campanha. Haverá uma resolução formal a respeito, que provocará novos e intensos debates em torno de algo que não tem sentido, como simulacro de liberdade de expressão. Liberdade para caluniar, difamar e injuriar, eis a pauta dos bárbaros.
Melhora
O acesso à internet tem sido, no caso do Enem, apontado como fator de extrema desigualdade. Pois agora o acesso chegou a 83% e isso puxado pelo aumento entre os mais pobres, segundo a pesquisa TIC Domicílios, onde 64% das casas da classe D/E aparecem conectadas.
5G
Depois daquele evento em Londrina, tivemos mais uma novidade em relação ao 5G: o Tribunal de Contas da União acaba de aprovar as regras do leilão respectivo, vitória atribuída ao ministro Fábio Faria, que tenta realizar o certame ainda neste ano.
Viração
A informalidade toma conta das ruas de Londrina e há o chio tradicional dos comerciantes de que se trata de concorrência desleal. Em quadros de crise, como o em que vivemos, precisamos de iniciativas como a do banco de alimentos da Ceasa reaproveitando 3 milhões de quilos de hortigranjeiros para os necessitados.
Folclore
A Procuradoria Geral da República do DF denunciou na semana o blogueiro Allan dos Santos por ameaçar o ministro Luís Roberto Barroso e desafiar o magistrado a enfrentá-lo pessoalmente. Se não se mexer, a coisa desanda, como no Capitólio nos EUA, ainda agora com ameaça de bomba.

