A presença do ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias, na hora da invasão, dá as dimensões da anomia vivida e que se tornará mais confusa em suas imbricações com a CPMI. Para definir estados de anomia autores se valem de exemplos de países em guerra sob ataques aéreos se quando perderam seus referenciais de defesa em saques no mercado. Não poucos autores veem aí o momento do arremate e o que vimos no Brasil, a despeito do aparente domínio da situação, foi a prática de vandalismos e barbáries. Mostraram suas intenções destruindo peças históricas e obras de arte, móveis, vitrais.

Mais que um desvio de trajetória, a ampla disponibilidade para a destruição, o que não é fácil enquadrar na linha de golpe de Estado, porque mais caricatura do que um feito. O ministro general, bem outros desse ou daquele governo, o que saía e o que acabava de entrar. Agora já garantida maioria pela condenação no STF veremos circular os maiores absurdos testando os enquadramentos. Uma contribuição para o teatro do absurdo, kafkiano como nunca.

De novo

Se não podemos ver o Brasil afogar-se nas enxurradas certamente não podemos imaginar suas principais rodovias, como a BR-277 "congelada", o trânsito condenado à catatonia. A idiotice é pensar que isso se resolva em setembro, com os novos pedágios que Ratinho Junior está de novo prometendo. Segundo o enunciado, o primeiro lote é de vias da região central.

Ameaças

Uma carga com boatos sobre ataques às escolas nas redes sociais levou algumas unidades a suspender aulas, mas a maioria esforçou-se ao máximo para tranquilizar os pais.

Despesas

O arcabouço deverá conter mais exceções de gastos, além das treze já incluídas durante o trâmite do processo, enfatizando-se que o impacto será reduzido.

Mais atrito

A nova remessa de material bélico a Kiev vista como resposta da aproximação de Lula com a Rússia agora tem mais um passo ao governo brazuca reabrindo agenda nuclear no encontro com o chanceler Lavrov no combustível para submarino e Angra 3. Cutucada nos ianques. Distensionando essas relações, Amorim e assessor de Biden trataram por telefone de interesses comuns.

Índia na frente

Até a metade de 2023 a Índia deve ultrapassar a China como país mais populoso do mundo. Enquanto na China o número de mortes supera o de nascimentos, na Índia se dá o contrário há mais de quatro décadas.

Quaest

Segundo Pesquisa Genial Quaest, a reprovação a Lula sobe a 29% e a aprovação vai de 40% a 36%. Por sinal que apenas 20% elogiaram o marco dos cem dias do petista.

Parcerias

O marco das parcerias público-privadas pode beneficiar 150 projetos em montagem para estados e municípios.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA