Nem com a fumaça

A postura de setores oficiais ante o aquecimento global não é modificada nem com o informe de que a fumaça da Austrália, dos seus incêndios florestais, ronda a nossa região e é afastada pelas chuvas que atingem todo o sul. Louvam-se em posições minoritárias de especialistas que negam o fenômeno que ainda recentemente dominou as discussões de ambientalistas.

Embora sem base minimamente científica, essa resistência é vinculada a outros absurdos como o que nega, por exemplo, a globalização e que estabelece abertas restrições aos organismos multilaterais, indispensáveis nesse momento em que a tensão entre Irã e Estados Unidos da América do Norte, que tiveram duas de suas unidades militares atacadas no Iraque.

O escapismo é a técnica adotada como quando se tornaram evidentes as derrubadas e os incêndios na Amazônia e o presidente da República os atribuiu a Ongs, além de ter demitido o cientista que dirigia o instituto de atividades espaciais.

Pregão suspenso

Novamente o Tribunal de Contas suspendeu o pregão para a gestão da frota oficial, anteontem, repetindo o bloqueio de dezembro. A decisão do conselheiro Fernando Guimarães decorreu de um pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito, que investiga suspeitas de anomalias do contrato anterior com a JMK. O contrato novo, ora bloqueado, vigoraria por dois anos na gestão de 18 mil veículos.

Isso se dá num momento em que o secretário Reinhold Stephanes destacava a tendência para corrigir o problema na área administrativa de forma equilibrada e satisfatória. A Secretaria de Administração prepara os esclarecimentos para as questões levantadas pela Corte.

E a isonomia?

Uma grave deformação vem ocorrendo na administração pública estadual no tratamento desigual dado aos três poderes na questão da remuneração dos seus servidores. Isso vem desde o governo Beto Richa, que gerou uma capitis diminutivo para o pessoal do Executivo, que ficou sem a incorporação das taxas da inflação ao longo de três anos. Muitas das carreiras, como a de advogados e procuradores, têm em seus estatutos, no caso da jurídica, equiparações históricas aí desprezadas. Há em andamento no STF uma ação da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis contra dispositivos da Constituição e de leis que destinam percentuais aos poderes Legislativo e Judiciário e ao Ministério Público. Isso atingiria o princípio da não afetação das receitas que recomenda que todas devam ser recolhidas ao caixa único do Tesouro. A relatora Carmen Lucia pediu informações tanto ao governador Ratinho Junior como ao deputado Ademar Traiano, presidente do Legislativo, sobre a questão.

Bons sinais

Confirma-se no dia a dia a ideia de que podemos entrar num ciclo virtuoso da construção civil. Especialistas da área alegam que durante 2019 houve cerca de 560 mil empreendimentos e que a previsão para este ano pode ultrapassar um milhão. Como o segmento é de elevado uso da mão de obra espera-se que dê contribuição excepcional ao emprego com carteira assinada. Curitiba aparece entre as capitais com metro quadrado elevado, embora Rio, São Paulo e até Balneário Camboriú ganhem maior destaque. Além de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu despontam em número de empreendimentos.

Guerra no ciberespaço

O Irã tem se valido do seu centro especializado, desde 2012, do ciberespaço, de ter causado prejuízos a Aramco, empresa saudita de petróleo. Hackers iranianos bloquearam servidores do governo da cidade de Atlanta impedindo acesso a arquivos de funcionários públicos e paralisando os serviços. Há ainda a acusação americana de o Irã ter sobrecarregado servidores de bancos bloqueando acesso a seus sites, tornando inviáveis transações e negócios.

Moro imbatível

O prestígio enorme que as pesquisas atribuem ao ministro Sergio Moro é a maior e também a mais contundente manifestação de apoio a Lava Jato pela qual os brasileiros se batem por sua continuidade. Mesmo com o desgaste de sua entrada no governo Bolsonaro, percebe-se que o esforço de manipulação do Intercept Brasil, atribuindo dimensão despropositada ao contacto entre juiz e procuradores, não funcionou. Seis das 23 reclamações contra Deltan Dalagnol foram arquivadas no Conselho Nacional do Ministério Público. O que não tem sentido é ver na quebra de rituais um delito maior do que o praticado por políticos e empresários e que não se limitam aos casos da Petrobras e muito menos aos de Sergio Cabral.

Folclore

Um quadro de Van Gogh (a Arlesiana) é exibido na Biblioteca Pública do Paraná e uma senhora pergunta ao marido se o nome do artista é apelido e o Fernando Pessoa Ferreira, ao lado, explica que é apelido e que se trata de Kirk Douglas (fez o papel do pintor no filme clássico).