Enquanto a inflação nos EUA registra a maior marca em 41 anos, a nossa também desnorteia. Assim mesmo, há pontos de reação como o do varejo, que cresceu 1,1% em fevereiro e já está 1,2% maior do que a marca da pré-pandemia. Impacto ruim o recuo em 0,2% em fevereiro no setor de serviços, que acumula perda de 2% nos dois primeiros meses. Como se não bastasse, a FAO, secção da ONU para alimentos, mostra que os preços dos alimentos nunca estiveram tão em alta em 32 anos. A batalha está posta, não será fácil enfrentá-la.

Avanço

Já em relação à pandemia, alguns avanços: após dois anos, Curitiba teve primeiro dia sem paciente de Covid em UTI. Em escala nacional tivemos a menor média móvel de casos desde janeiro e 163 óbitos entre segunda e terça, 21.784 infeções, Paraná com 31 mortes e 1.450 novos casos. Aparecia um problema com maior poder contagiante do que a Covid com os dois casos de sarampo em São Paulo. Especialistas se preocupam com baixa adesão à vacinação contra o vírus. Outra preocupação é a queda das vacinações contra a poliomielite.

Carná

Tanto no Rio como em São Paulo maioria é contra o carnaval fora de época, apurou o Datafolha. Em Sampa são 78% contra, no Rio 69%. O apoio é maior entre os mais ricos no Rio e menor entre evangélicos. Enquanto isso se espera menor público na romaria ao Santuário de Aparecida na semana santa.

LEIA TAMBÉM:

O Podemos pode?
Sequela inflacionária

Dengue

Em relação a 2021 dobrou o número de casos de dengue. Entre janeiro e março os testes para apurar a doença cresceram 58%.

Pastoreio

A oposição acha que consegue as assinaturas para a montagem da CPI, apesar das pressões e cobranças situacionistas. De qualquer forma, o trabalho da Comissão do Senado vem provando que a matéria é de elevado desgaste para Bolsonaro. Ao atingir o flanco religioso na logística da distribuição das generosas benesses mexe com área sensível, a da religião.

Sangue

Uma das carências do momento é a da falta de estoque nos bancos de sangue e a Hemopar se esforça para recuperar os saldos da pré-pandemia. Há campanha praticamente em todos os estados e com capilaridade para atingir o maior número possível de municípios.

Alerta

A Defesa Civil está alertando para a possibilidade de tempestades de até 100 k/h na Região Metropolitana de Curitiba. Já em São Paulo se anuncia que Páscoa e Tiradentes terão temperaturas baixas.

Tem volta?

Pergunta-se: o engajamento das mulheres como comentaristas e até narradoras de futebol é um jogo sem volta como é o das arbitragens femininas e que ganhou força com o caso da auxiliar agredida com uma cabeçada? Renata Silveira deve narrar Ceilândia x Botafogo na véspera de Tiradentes na Globo. E enquanto isso aumenta o público dos jogos femininos da seleção ou mesmo das disputas nacionais.

Promessas

Lula fez autocrítica (genérica, sem mexer no essencial do mensalão e petrolão) numa visita a acampamento indígena Terra Livre e prometeu criar um ministério para as causas indígenas se for eleito. Essa é o tipo da promessa que seu adversário jamais fará e quem sabe esteja aí um roteiro para provocações bem acertadas.

Folclore

Ganha jeito de pesada a luta no MDB entre aqueles que apoiam a senadora Simone Tebet e um grupo lulista, minoritário, do Nordeste. Simone teve boa exposição durante a CPI da Covid.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link