Juridicamente o caos da Ucrânia tem alguma semelhança com o perdão de Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira: da mesma forma que não é fácil configurar crimes de guerra cometidos pela Rússia é difícil a posição do STF diante do mais radical dos desafios. Politicamente Bolsonaro se fortalece com seus aliados e faz esquecer o drama que atormenta o país com o desemprego e a inflação fora de controle. Para um país permeável aos autoritarismos e relaxado com a democracia isso funciona. O STF nem balbucia, mas o ministro Barroso recria o calor do conflito ao acentuar que as forças armadas são orientadas para atacar as eleições. Está consolidado o racha entre os poderes e é impossível imaginar uma mediação conciliatória e na Ucrânia o apoio de visita de autoridades dos EUA e promessas de recursos em armas e em assistências não altera o placar. A base eleitoral de Bolsonaro se fortalece com a coação ao Judiciário.

Covid

Só uma em cada quatro pessoas que tiveram Covid se recupera e no Paraná há mais de 200 mil com sequelas, em Curitiba casos ativos começam a subir nas duas últimas semanas, mas no estado não houve óbitos no boletim de domingo.

Robótica

O governo gasta mais com kit de robótica de uma empresa de aliados do presidente da Câmara do que na construção de creches, 18% maiores do que investimentos em educação infantil. Denúncias na imprensa levaram um ministro do TCU a pedir a suspensão dessa forma de assistência.

Vagas

Como sempre a primeira notícia boa da semana na existência, nas agências de emprego oficial, 8.934 vagas com carteira assinada. Essa média oscila entre 9 e 11 mil e há ainda vários concursos anunciados ou em andamento.

Água

Com as chuvas do fim de semana nada menos de três barragens alcançaram o nível máximo. Apenas obras no sistema Passaúna geravam problema.

Briga interna

Há a disputa pela terceira via cada vez mais deselegante e há também a luta na bancada do PT pelo fundo eleitoral de R$ 486 milhões (atuais deputados que disputam a reeleição querem a cota maior) e há ainda a bronca dos irmãos Weintraub contra os Bolsonaro por terem criticado o perdão concedido ao deputado Daniel Silveira. No entanto eles mostraram um mínimo de compreensão com o ministro André Mendonça pelo voto contra Silveira e fizeram isso em público.

Tranquilidade

A Europa, de um modo geral, voltou a respirar com a reeleição de Macron ante a força demonstrada pela ultradireita. Macron sabe que o país está dividido em extremismos e promete esforços para unificá-lo, inclusive dando destaque à ecologia como uma das bandeiras.

Ataque

No mesmo instante em que registrava encontro com autoridades americanas em Kiev, Zelenski recebia informes dramáticos sobre o ataque russo ao derradeiro reduto de Mariupol.

Novela

Está tomando jeito de novela com seus suspenses a tal da privatização da Eletrobras, agora diante do acordo de acionistas que pode pôr em xeque o controle diluído na estatal. Analistas confrontam com o caso da Vale do Rio Doce que, privatizada, passou a ser gerida por grupo com participação da União Federal.

Folclore

A renda dos trabalhadores mais ricos, segundo levantamento da Folha de S.Paulo com dados da Pnad Contínua, caiu 16% em função da pandemia. Apesar disso, esse grupo privilegiado ganha 80 vezes mais do que pobres na média. Eis algumas das dificuldades de projetar qualquer programa de redução das inevitáveis desigualdades. A ilusão de igualdade é a que vê numa missa ou no carnaval.