Nada espanta
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 10 de dezembro de 2021
Luiz Geraldo Mazza
Aos poucos vamos nos acostumando com impactos estatísticos: BC eleva juro em 1,5 ponto a 9,25%, a mais consistente taxa em 4 anos. E a previsão dos técnicos é que prosseguirá em fevereiro para 10,75% ao ano. Ajuste da Selic muda a correção da poupança, que revigora o sistema anterior, do FGTS e financiamentos. Tenta a autoridade bancária conter o crédito e frear o avanço da inflação captado desde 2020.
Terço
Nada menos de um terço dos paranaenses vive na informalidade, dois terços temem piorar de posição e não têm outra alternativa do que, com muita unção, rezar o terço para não agravar a situação.
Normal?
Comitê científico do Rio fixou normas para o foguetório que o prefeito insiste em manter. Em Curitiba a taxa de ocupação de UTIs pela Covid é de 28%. No Brasil, entre terça e quarta, 233 óbitos e 10.059 casos; no Paraná 9 mortos e Curitiba uma só morte e 37 casos. OMS, Organização Mundial de Saúde, alerta que é cedo para definir a agressividade da Ômicron e que não dá para confirmar que reforço neutraliza cepa. Já o cientista americano Anthony Fauci, um pouco otimista, diz que variante não é mais grave e que seus efeitos parecem ser menores do que com a delta. E continuando em choque com Bolsonaro, governador de SP, João Doria, adota em seus domínios o passaporte vacinal. A Pfizer afirma que sua vacina neutraliza Ômicron com três doses.
Heleno convocado
O general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, foi convocado por uma comissão da Câmara Federal a explicar-se sobre autorizações de garimpo em áreas preservadas da Amazônia. Democracia é assim, não tem esconde-esconde.
Longe de Jesus
O Flamengo está mais longe de Jorge Jesus, que classificou o Benfica na Champions. Até Lula usou o exemplo do Mengo, que ameaçava tudo ganhar sem nada ter ganho, para dizer da sua disposição de ganhar a presidência. Pelo jeito o Flamengo precisa do outro Jesus, aquele das orações.
Pressões
Como se já não bastassem as referências hostis a Bolsonaro na cúpula dos EUA, Alemanha e França continuarão exercendo pressões sobre o Brasil nas questões ambientais.
Safra
Depois de um período negativo restabelece-se um certo otimismo com a previsão de safra no Brasil para 2022 com 25,2 milhões de toneladas.
Energia
O alto custo da energia está levando boa parte dos curitibanos ao financiamento dos painéis solares. A equipagem é vistosa até na estética.
Rotina
A crise na Educação não pode ser escondida com as seguidas renúncias dos seus pesquisadores, como se deu agora com 34 deles a Capes, entidade-chave responsável pela pós-graduação. São eles três coordenadores e 31 consultores da área de Engenharia. Com mais esses, há agora 114 pesquisadores que se afastaram. O governo federal não vê nisso um desmonte.
Folclore
Um dos temas constantes das prefeituras têm sido o da questão previdenciária: isso se deu em Curitiba e ocorre, com dramaticidade, em Londrina em que é enviado, pelo segundo ano, projeto de lei com a finalidade de equilibrar as contas do setor. Trata-se do Plano de Amortização da dívida atuarial do Fundo de Previdência. Em Curitiba, a mexida previdenciária em nível estadual foi marcada pelo massacre policial contra os professores no Centro Cívico que rendeu mais de duzentos feridos e descapitalizou a Paranaprevidência em dois bilhões ao ano para amainar o Tesouro no pagamento de aposentados.

