Está aberta a possibilidade de o Brasil ingressar no clube dos ricos: calça puída ou rasgada se resolve na costura, o remendo invisível. Mais difícil é reduzir o desmate na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal e diminuir a corrupção.

Rapidez

Segue o rolo na Inglaterra de enquadrar ou não o premier Boris Johnson por ser festeiro em meio ao "lockdonw", enquanto em Ivaiporã a presidente da Câmara Municipal, Gertrudes Bernardy, foi acusada mais rapidamente por desvio semelhante. Analogias como essa não aumentam nossos feitos.

A lógica

De cada 10 internados no Paraná, 7 não são vacinados. Outra correlação: entre internados 69% não são imunizados e entre óbitos 77% sem vacinas. Apesar desses indicadores o secretário do Ministério da Saúde decreta o valor do kit-Covid e a ineficácia da vacina e por isso a ministra Rosa Weber, do STF, deu-lhe cinco dias para explicar-se. O negacionismo virou o ponto alto da doutrina oficial. Sanitaristas querem o bloqueio radical a festas e não é o que se vê nos jogos de futebol, inclusive a maior parte do público sem máscara.

Front

Brasil registrou 489 mortes entre segunda e terça e mais 199.126 infecções em 24 horas, Curitiba 3.511 casos e 6 mortes, Paraná com 23 mil novos casos. No Paraná a gripe H3N2 registrou 134 casos e sete mortes. UTIs para Covid crescem em 18 estados e Distrito Federal. Oito estados têm mais de 80% ou mais de ocupação de vagas de UTI: Distrito Federal, Rondônia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, Piauí e Pernambuco. Piauí é uma das unidades com a segunda maior taxa de vacinação.

LEIA TAMBÉM:

Resistência possível
Alvo comum

Endemias

E o pânico não é só voltado para um agente, e tanto que se constatou a existência de 16 mil suspeitos de dengue com 722 confirmados. Apesar do tema principal, nossos problemas primários de saúde continuam os mesmos, alguns como aqueles que Monteiro Lobato abordou no Jeca Tatu.

Escalada

Curitiba se consagra como a de maior cesta básica das capitais. O rango, diz o Dieese, come quase 50% do salário. Na corrida, em destaque a carne bovina e o frango, material de higiene e limpeza e o custo da habitação.

Licitação

Um parecer da Advocacia-Geral da União, AGU, mostrou falta de justificativa para dispensa de licitação para o transporte de doses. A empresa contratada, a IBL, Intermodal Brasil Logística, não tinha experiência com transporte de imunizantes do SUS. Mancadas são assim: elas se sucedem sempre assim com a maior das naturalidades.

Efeitos

Embora a obstinação de setores do governo interessados em divulgar casos de efeitos adversos das vacinas, isso é feito por centrais especializadas. É claro que, embora em pequena escala, isso pode acontecer com qualquer campanha massiva de vacinação e alguns deles graves, como os que exigem a hospitalização imediata por menos 24 horas. O fato é que cada uma das ocorrências eventuais é submetida a monitoramento dos mais exigentes.

Debandada

Após a decisão do PSDB regional de lançar a candidatura do guarapuavano César Silvestre ao governo estadual, houve surpreendente debandada de partidários. O tucanato, que já andava mal por aqui com a derrota de Beto Richa para o Senado, mostrou toda a sua fragilidade atual e que pouco ajudará na campanha presidencial de João Doria.

Folclore

Estudiosos detectaram que a desigualdade no setor público suplanta de longe a do setor privado e que se tornou mais enfática na decisão de Bolsonaro de tratar policiais federais com privilégio.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.