As dimensões reduzidas da oposição no Paraná a obrigam a buscar apoio no Ministério Público estadual, como se dá agora no caso do cancelamento da Atividade Paraná, que faz diagnóstico estudantil, que substituiu a Prova Paraná. O ato do secretário Renato Feder, da Educação, levou a oposição a recorrer a autoridade judicial para apurar as circunstâncias detalhadas do episódio. Ir ao MP e ao Judiciário quando inconformada é o campo institucional disponível. Se tivesse as condições que oposicionistas e independentes detêm no Congresso Nacional para criar uma CPI como a da Covid, haveria maior equilíbrio político no Paraná, que desde Beto Richa ostenta um quadro tão desigual pelo minimalismo de resistência, daí vivermos seguidamente a experiência dos tratoraços que negam o direito das minorias.

Prato feito

Diz-se que por força das restrições impostas pela pandemia muitos restaurantes e bares, ao lado de outros lojistas, se viram obrigados a fechar, como seria o caso das unidades que vendem comida a quilo e que mais de 400 delas ficaram sem alternativas. É verdade que a crise não tem impedido o surgimento de empresas, como a Junta Comercial registra, com alta de 24% em 2021. Com o auxílio emergencial programado, a situação melhora.

Feito

A Copel é a primeira estatal do setor elétrico a conquistar a láurea do triplo A, melhor classificação da Fitch Ratings. Essa de colher prêmios é uma de suas tradições e isso independente do governo, raiz que nasce com a liderança do inesquecível Pedro Viriato Parigot de Sousa, seu consolidador.

Contabilidade letal

O Paraná atingiu o número de 3 milhões com a primeira dose da vacina, mas o abalo persiste com 898 novos casos na capital e 30 óbitos, hospitais particulares restringiram atendimentos e no país tivemos 2.344 mortes e mais 89.802 infecções em 24 horas. Pegou mal a fala de Jair Bolsonaro que os vacinados tirassem as máscaras e que tal decisão, contestada por especialistas, coubesse aos governadores. Pior foi o informe atribuído ao TCU, e contestado. de que o número de mortos pela doença era superestimado.

À brasileira

Escândalo bem ao nosso estilo foi a concessão do empréstimo emergencial a ricos e pessoal da classe média, tendo o Tribunal de Contas da União apurado que mais de R$ 54 bilhões nutriram áreas indevidas. Parte do prejuízo foi recuperada na declaração do Imposto de Renda dos beneficiários flagrados.

Crédito

Além do banco do agricultor, a Fomento Paraná atende demanda de crédito e tanto que mantém 50 mil clientes ativos.

Folclore

Não somos nota dez em saneamento, como se sabe, mas há medidas fortes como a da proteção oceânica e ora reforçada com a sanção pelo governador do Plano de Resíduos Sólidos. Os rios sepultados como o Ivo e o Belém agradecem.