Segundo levantamentos da mídia, as motociatas bolsonaristas já teriam tirado R$ 3 milhões dos cofres públicos, mas custo total é mistério. Ocorre que o governo federal indicou dados de 5 dos 12 eventos em várias cidades do país. Dados obtidos a partir de mais de 30 solicitações via Lei de Acesso à Informação. A soma parcial trata de despesas com cartão de pagamento do governo federal e os custos assumidos pelos estados para garantir a segurança da população e da comitiva presidencial. No andamento das manifestações houve um momento em que o governador de SP, João Doria, em agosto, disse que cobraria de Bolsonaro novas motociatas.

Tudo o que envolve dinheiro público é colocado na linha de frente das investigações.

Efeitos indesejáveis

Em função da prioridade representada pela pandemia, a vacinação contra outras doenças está 15,6% abaixo do ideal e há ainda campanha de multivacinação a menores de 15 anos em 88 unidades de saúde de Curitiba. Em sete cidades paranaenses pede-se a explicação para aplicação inferior a 70% das vacinas recebidas. São pequenos incidentes operacionais, como se já não bastasse o efeito geral na queda de cirurgias eletivas, falta de remédio para trato do câncer, afetado gravemente o setor de transplantes.

Emprego

Ainda não retomamos o nível de emprego pré Covid, apesar da queda recente. Informais são agora 40,8%, alta de 6,2% nesse grupo ante fevereiro e abril. Um dado relevantíssimo é que pela primeira vez desde abril do ano passado mais da metade da população em idade de trabalhar se encontra na ativa. Domingo em Curitiba teremos concurso para polícia civil, ao qual concorrem 100 mil. E no dia 15 teremos paralisação de servidores municipais da capital. Por sinal que a APP Sindicato promoveu marcha na Ponte da Amizade em defesa da data base, sua pauta mais relevante.

União Brasil

A fusão DEM-PSL já tem nome e número: União Brasil 44. Decisões essas tomadas em função de pesquisas qualitativas procedidas pelos dois partidos. Segundo ACM Neto, presidente do DEM, o nome adotado busca antes de tudo o fim da atual polarização. As executivas do DEM e do PSL convocaram convenções regionais das siglas para a próxima quarta feira, dia 6. Aprovada a fusão nas convenções, o processo será encaminhado ao TSE para formalizar o novo partido.

Paraná disposto

A bancada paranaense no Senado está empenhada em convencer o ex-juiz Sergio Moro a sair candidato presidencial, no caso pelo Podemos de Alvaro Dias. Os senadores querem participação ativa no processo e acreditam piamente que a referência à Lava Jato é um marco na história brasileira contra a corrupção e a impunidade.

Vazamento do Pix

A vulnerabilidade do Brasil em proteção de dados é sabidamente precária e agora para complicar o Banco Central registrou vazamento de 395 mil chaves do Pix. Dados de clientes do Banese, Banco do Estado de Sergipe, ficaram expostos por falhas pontuais em sistemas. Segundo o Banese, informes de não correntistas foram obtidos por duas contas de clientes.

Bolsa

O Ibovespa, índice de referência para a Bolsa de Valores brasileira, caiu ontem 0,11% e fechou setembro em queda de 6,57%. Setembro foi o terceiro mês sucessivo em baixa com a desvalorização chegando a 12,48%. O dólar subiu 5,3% em mês carregado de crises e inflação global e estava a R$ 5,4490.

Folclore

Revelação importante desta Folha no caso dos trinta e um servidores da Saúde que recusaram o imunizante, dentre eles médicos e técnicos de enfermagem. O negacionismo tem a força da capilaridade.