Moro no ataque
O ex-juiz, junto com alguns prefeitos, quer que Ratinho Jr. o apoie, mas se a disputa estiver emparelhada não convém pronunciar-se
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de setembro de 2022
O ex-juiz, junto com alguns prefeitos, quer que Ratinho Jr. o apoie, mas se a disputa estiver emparelhada não convém pronunciar-se
Luiz Geraldo Mazza
Sergio Moro e alguns prefeitos querem que Ratinho Junior apoie o ex-juiz, mas se a disputa estiver emparelhada não convém pronunciar-se, como já fez o prefeito Marcelo Belinati em favor de Alvaro Dias, preocupadíssimo com a propalada dianteira de Moro em algumas pesquisas.
Petraglia internado
Mario Celso Petraglia é internado na mesma clínica que tratou Bolsonaro na sequela da facada. Nada a ver entre uma coisa e outra.
Antipatia
Pregação do "voto útil" irrita concorrentes, mas Lula insiste em função principalmente da pesquisa Ipec, em que aparece recuperando pontos e Bolsonaro atingindo o teto. Há duas semanas já tentou a manobra, desaconselhada por aliados. Saiu a da Quaest: Lula 42%, Bolsonaro 34%. Como o velho guerreiro, as pesquisas vieram para confundir e não esclarecer.
Comércio em queda
Pelo terceiro mês consecutivo há queda, pequena, mas expressiva, no comércio. A de julho foi de 0,8%. Contrasta com serviços em recuperação. Isso aí colide com a notícia de que as redes de farmácias faturaram R$ 40 bilhões no semestre e que pretendem outros investimentos na área de saúde. Bolsonaro mandou rever, com medo de mais desgaste, o corte que havia adotado na farmácia popular.
LEIA TAMBÉM:
Marmitas na política
Abuso não punível
Curitiba, o teste
Volta e meia Curitiba testa novidades urbanísticas e a de agora é a do ônibus elétrico e isso num momento em que os EUA apostam tudo numa frota de carros elétricos. Ontem Biden destinou US$ 900 milhões a pontos de suprimento.
Front
No Brasil entre segunda e terça 106 óbitos pela Covid e 10.950 infecções, no Paraná 7 mortes e 630 casos.
Poluição do ar
Pesquisa científica identificou como a poluição do ar pode gerar câncer do pulmão: inflamação causada por micropartículas emitidas pelo escape dos veículos e queima de combustíveis fósseis ativa os genes da doença.
Suicídio assistido
Enquanto há reação forte à eutanásia, cresce o número de países (Suíça, Luxemburgo, Holanda) que admitem o suicídio assistido, como se deu agora com o cineasta Jean Luc Godard no início da semana. Pacientes em sofrimento físico ou psíquico podem adotá-lo. Godard não estava doente, mas esgotado, e a decisão foi dele. Na Suíça é liberado quando há indicação médica.
Aposta no Natal
Com frequência até no calendário nacional de turismo, as festas de fim de ano empolgam Curitiba. Elas começam em 23 de novembro e têm 31 dias de festas e certames. Encenações de autos populares sobre a natalidade em meio a feiras tradicionais ganham destaque.
Palanques
A liberação das armas, causa abraçada pelo presidente, criou um novo palanque eleitoral: o dos clubes de caça e tiro, que em Santa Catarina e Paraná predominam no país. Um dos badalados pelo sistema foi Arthur Lira, presidente da Câmara Federal. Notícia negativa foi a do CAC que assassinou a ex-mulher e filho a tiros em São Paulo.
Recuou?
Até agora não se sabe se houve ou não recuo do TSE com relação às demandas das Forças Armadas: o fato é que Alexandre Moraes negociou com militares e o tribunal cede e usará biometria em testes de máquinas na eleição.
Favores
Enquanto bolsonaristas acusam a Rede Globo de agir pró-Lula, agora um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro aponta que o YouTube favorece a direita ao privilegiar vídeos da Jovem Pan e a favor do presidente.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link