Centrado no direito das minorias temos em operação a CPI da Covid. Agora o sindicato dos policiais quer algo parecido no Paraná para investigar as omissões no setor, até porque não vê outra alternativa. O minimalismo da bancada oposicionista tudo dificulta, mas a ala da segurança conta com 14 integrantes e precisa, no mínimo, de 18 parlamentares para montar a CPI. Obviamente não passa, ainda que sérias as razões alegadas, entre as quais a novelesca superlotação das distritais e a falta de pessoal e equipamentos, e a alegação de que não será contra o governo.

Parece até ingenuidade, pois se a categoria em peso pensa do mesmo modo uma paralisação, ainda que ilegal e repudiada, teria maior impacto e já foi adotada outras vezes. Não há clima, essa a questão.

Regularidade

Apesar dos incidentes, entre os quais o da descapitalização da Paranaprevidência na base de R$ 2 bi por ano para pagar parte dos aposentados e suavizar o Tesouro, o nosso fundo de pensão conquistou o certificado de regularidade previdenciária pelo qual se empenhava há 16 anos. Na origem do saque tivemos a repressão às manifestações beligerantes na praça do Centro Cívico, com mais de duzentos feridos no governo Beto Richa.

Delta

83% dos contaminados pela Covid-19 nos EEUU são da variante delta. No Brasil já temos mais de uma centena, o maior número no Rio e mais quatro na Grande Curitiba. Entre domingo e segunda tivemos mais 615 óbitos e 16.347 infecções em 24 horas, das quais 73 mortes no Paraná e 2.333 casos e em Curitiba 10 mortos e 589 casos. Teme-se com a exacerbação do frio (-7,6 graus no sul, General Carneiro, e 0,9 na Capital) o agravamento da pandemia, apesar do recuo dos números que levaram a rede hospitalar a retomar cirurgias eletivas com a ocupação menor das UTIs. Em 2020 1 milhão de cirurgias não urgentes foram suspensas, só em SP há 130 mil pacientes na fila de cirurgias eletivas e houve queda de 69% nas cirurgias de hérnias abdominais.

Inflação

O preço dos alimentos básicos para quem ganha o salário mínimo cresceu cinco vezes. A inflação esculpe a pirâmide da desigualdade e o remédio é tentar os sucedâneos, quando isso for possível. No Paraná o auxílio emergencial pode atingir 90 mil empresas.

Em massa

Experiências frutuosas de vacinação em massa em Serrana e Botucatu animam Sapobemba, distrito da capital paulista, onde é elevado o número de mortes.

Promessa

Bolsonaro promete provar a fraude eleitoral havida no primeiro turno da eleição presidencial na semana que vem.

Folclore

Anunciava-se possível o cancelamento das olimpíadas com o agravamento de casos de Covid-19 que alcançou mais de oitenta integrantes das delegações. A Toyota cancelou publicidade por rejeição aos jogos.