Lula deixou para bem depois da viagem a China o problema do arranjo fiscal, o que irritou a oposição, que queria a pauleira para agora. Fica, portanto, classificado para abril. Cautela a tomar é que não se dê no primeiro dia do mês que vem. Menos, é claro, no dia 1º, que como se sabe, é para o povo brasileiro, e isso, há mais de um século, o dia da mentira.

Covid

Enquanto a Covid estabiliza, a gripe comum atua com toda força. Já a dengue, que está para entrar em plano vacinal, teve dois óbitos, um em Foz do Iguaçu, outro em Paranaguá.

De joelhos

O Ministério Público do Trabalho apura caso de empresa que obrigava o funcionário a ficar de joelhos, nada que ofusque a nossa liderança em trabalho escravo no trimestre. Em Curitiba, nos anos cincoenta houve um episódio parecido na PRB-2, Rádio Clube Paranaense, com o vereador Lauro Portela Natel no programa, às seis da tarde, Hora da Ave Maria. Depois do bordão "que seja mais este dia todo em louvor a Maria", fez costumeira pregação que acabou levando à catarse o jovem da sonoplastia que punha no fundo a vigorosa harmonia de Schubert. Como o som se elevava e quase ocultava a voz de Portela, ele fez sinal para baixá-lo, mas quem se abaixou foi o jovem da técnica, tomado por emoções que se tornaram mais visíveis com a sua comovida oração. Natel ficou feliz porque se não mexe com quem está mais perto, mais difícil seria com o público externo.

Equilíbrio

Enquanto os jornais, especialmente a "Folha de S. Paulo", davam sinais de independência em relação a Lula, a Globo se alinhava, em todas as emissões, a um exacerbado apoio que em parte se justifica em episódios como o de 8 de janeiro. O jornal já entregou três ministros por irregularidades: ligação com milicianos, uso indevido de avião da FAB e omissão de mansão no Imposto da Renda. Está se repetindo o ritual do mensalão que, de silêncio em silêncio, acabou no petrolão da Lava Jato.

Ataque a Moro

A Polícia Federal prendeu nove suspeitos de uma trama contra servidores públicos, um promotor, e o senador Sergio Moro. Motivo foi a e restrição a visitas nas prisões, um dos alegados na histeria do Rio Grande do Norte e anos antes em episódio de dimensão menor com queima de ônibus em Santa Catarina. O monitoramento do senador e família pela gangue vinha sendo feito desde janeiro.

Demarcação

Em visita a comunidades indígenas, a presidente do STF, Rosa Weber, prometeu retomar as discussões sobre fundamentos demarcatórios das comunidades.

Melhora

Em 69,1% dos reajustes salariais de fevereiro no Paraná foram em média maior que a inflação. Por sinal que ontem em Curitiba houve 609 oportunidades de trabalho.

Ato e ata

Preocupação no momento é com o ato do Copom, mas há desdobramentos que virão na leitura da ata, que deve levar em conta os esforços do governo para debelar a crise e que ainda não estão formatados. Nos EUA, Whall Street projeta alta de 0,25 ponto percentual aos juros.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA