Ainda que com uma tonalidade mais à direita temos, como resultado da eleição, um país mais igual em sua representação: mais mulheres, mais trans, mais negros e pardos. Uma síntese de avanço igualitário em meio a uma das disputas mais ideológicas de nossa história. A obra se completa com o segundo turno no fim do mês. A lamentar a elevada taxa de abstenção, no patamar habitual de 20%, que num determinado momento foi perseguida por Bolsonaro e com tal empenho que chegou a solicitar na justiça eleitoral que se proibisse o transporte de eleitores quando em muitas cidades foi até gratuito.

Renovação

Tivemos renovação em todos os níveis e a disputa entre Lula e Bolsonaro, na marcha das apurações, ganhou uma característica de suspense fílmico, o que terá continuidade agora com as pesquisas, embora seu frágil desempenho no primeiro turno. Aliás Bolsonaro não está abalado com a derrota e entende que dentro de uma semana já terá empatado. Nossa Assembleia Legislativa, como exemplo, teve renovação de 46%.

Front

Taxas móveis de óbitos e casos de Covid seguem caindo. No Paraná tivemos mais 155 contaminações e no boletim de domingo sem mortes. No Brasil houve 1.083 casos e 60 mortes. Grande acontecimento é a autorização para que a vacina 100% nacional da UFMG seja testada em humanos. A OMS cita possível fim da pandemia, mas não há segurança de que não teremos novos surtos.

Lava Jato

A despeito dos esforços da burguesia iluminada para não deixar vestígios da maior ação brasileira contra a corrupção e a impunidade, no Paraná a vitória de Sergio Moro para o Senado e de Deltan Dallagnol como o mais votado para deputado federal restabelece a memória da República de Curitiba. Houve ainda um caso de justiça poética como aquele que tirou Requião e Beto Richa da disputa senatorial passada agora com Álvaro Dias em terceiro.

Estradas

Obras de conservação na PR 405 entre Guaraqueçaba e Antonina, a apelidada de via dos caranguejos. Há também obras no corredor turístico na Rodovia das Cataratas.

Petróleo

Para forçar a baixa de preço pela contenção da oferta, a Opep corta mais um milhão de barris de petróleo.

Varíola

Um laboratório no Paraná atenderá aqui e em outros estados do sul os testes da Monkeypox.

Maioria

O PL de Bolsonaro terá a maior bancada tanto da Câmara Federal como do Senado. Foram eleitos para a Câmara Alta aliados do presidente, o vice presidente Hamilton Mourão (RS) e os ministros Damares Alves (DF) , Rogerio Marinho (RN), Marcos Pontes (SP) e Jorge Seif (SC). Damares é parnanguara.

Pesquisas

O mito da precisão não se aplica a pesquisas a despeito da evolução dos seus métodos. Bolsonaro a repele e sugere que elas têm camisa e o seu ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, instou apoiadores a não responderem perguntas. Na verdade quem melhor se valeu das pesquisas para mudar o quadro foi justamente a turma do governo. Visível a escalada no sudeste e a virada na eleição para governador com Tarcísio superando Haddad. Pode xingar pesquisa, mas convém observá-la.

Penitenciarismo

Um dos maiores problemas brasileiros – e o Paraná não foge à regra- é o das penitenciárias. E isso é visível na constatação de que a população prisional cresceu, ao menos sete vezes em trinta anos.