Londrina e por extensão todo o Norte do Paraná sofreu com as agressões do frio, o último deles em 1975 que marcou o fim da cafeicultura com a geada seca. 0 fenômeno era frequente e houve um momento em que se tentou combater a geada com nebulizadores usados como arma militar e transformados em utensílios para impedir os efeitos devastadores da queda de temperatura e das geadas. Havia também, assentadas na mesma ideia, saídas artesanais como apontava Amoreti Osório, candidato a governador pelo Partido Socialista, só para constar, trabalhando com serragem e combustível. Lembro de discurso de um dos técnicos na reunião da assessoria de planejamento do Palácio Iguaçu botando fé naquilo que se mostrou inútil, tal o empenho em botar o sentido da fé num experimento precário, meio metido a besta.

Cada geada era obviamente um drama e uma vez no "Diário do Paraná", sob o comando de Adherbal Stresser, montamos um mapa dos efeitos da queda de temperatura que ironicamente teria servido documentalmente como orientação para o financiamento dos cafezais arrasados no cálculo dos prejuízos pelos bancos oficiais. Agora a massa polar ameaça a safra de milho, de verduras e legumes e avalia-se que a quebra pode chegar a 50%. Numa das geadas dos anos cincoenta o governador Munhoz da Rocha desenvolveu um programa de plantio que alcançava até os carreiros de cafezais, a chamada agricultura intercalar, e a produção foi um estouro que testou o sistema de abastecimento, o qual se mostrou frágil para o tamanho da safra.

Tudo isso passa, mas permanece na memória como teste de resistência. Há um pouco de Sísifo, aquele decantado por Albert Camus, com o personagem subindo a montanha e carregando a rocha que se desprende e o obrigar a retomar o caminho e a refazer o ritual.

Alerta

Um boletim da Fiocruz bota o Paraná em alerta na ocupação de leitos e percebe-se no país que julho deste ano tem mais mortes pela Covid-19 do que no ano passado, que já havia surpreendido. Em Curitiba, com mais de um milhão de vacinados (havia mais 6.952) com primeira dose, e a bandeira amarela chegava ao fim. No Brasil, 1.320 mortes e mais 42.256 infecções, total de óbitos mais de 551 mil e 19,7 milhões de casos, 2.225 casos no Paraná com óbitos próximos de 35 mil, Curitiba com 19 mortes e 440 infecções, ocupação de leitos em 66%. Situação incomparável com São Paulo, que registrou segunda-feira a menor média móvel de novas internações desde novembro, com 1.187 admissões em UTI e enfermarias e há estudos para flexibilizações, embora os temores da variante delta. Agora é lei a ordem para o fim da fila dos que pretendem escolher a vacina.

Exemplo

A Usina de Itaipu tenta constituir-se em exemplo de sustentabilidade especialmente em relação ao que chamou de corredores ecológicos e agora acaba de firmar com a Unesco acordo de unidade descentralizada. Ela paga pelo trauma da extinção das Sete Quedas na preocupação, por vezes obsessiva, em mostrar-se comprometida até a medula com as questões ambientais.

Denúncia

A justiça acatou a denúncia contra ex-diretores da Urbs e empresários por dispensa de licitação. Quanto maior o porte da empresa mais possíveis os riscos.

Folclore

Capitais do país montam planos especiais para acolhimento de moradores de rua e continuidade nas campanhas de doações de alimentos, São Paulo armou megaestrutura para ação social por enfrentar as mais baixas temperaturas em 27 anos. Pandemia mais o frio aguçam a consciência.