Horácio, o clássico, cunhou a frase tão utilizada por advogados e filósofos: "modus in rebus", moderação nas coisas. A eleição presidencial foi a negação disso, feita com mais raiva do que raciocínio, o que foi parcialmente acertado no pleito municipal. A característica marcante desse pleito foi justamente um esforço para encontro de matizes no espectro ideológico, mais para o centro, mais contenção à direita radical e à esquerda perplexa e tão espantada que produziu o maior racha em Recife na contenda dos primos.

A estrutura partidária foi fragmentada, quase atomizada, ainda que o MDB mantivesse o maior número de prefeituras, o PSDB sustentasse sob seu comando maior número de patrícios ao mesmo tempo em que obtinha a máxima derrota em quatro anos. Inclinam-se as forças rumo ao centro e a tonalidade à esquerda se deu mal, posto que dominante em Recife, disposta em São Paulo e viva em Porto Alegre. Se o partido desejado por Bolsonaro tivesse sido testado talvez não predominasse a ideia de que perdeu em todo lugar em que se meteu.

Abstenção

Elevadíssima a abstenção, fundamentada nos temores da pandemia. São Paulo cuidou de deixar para segunda-feira o que poderia ter feito na semana passada: toda em amarelo, mas com recuos, pelo menos até agora, nas restrições. Curitiba também, alarmada com a média de ocorrências (mais 970 casos, 18 óbitos, UTIs com 93% de ocupação), ajustou-se ao laranja. Situação é grave e levou a OMS a alertar a gravidade da situação brasileira: 272 mortes em 24 horas, acumulado de 172.823 óbitos. Há resistência a restrições mais aguda como lockdows, que acabam de ser testados com êxito no Reino Unido e fazendo cair a um terço os casos de infecção.

Em alta

Ganhamos uma empresa a cada três minutos e a situação tende a melhorar a partir de hoje, quando a Junta Comercial estará com suas operações inteiramente digitalizadas. Esse sempre foi um sinal de ativismo no furor da pandemia.

PT coagido

O PT, maior sigla da esquerda brasileira, pela primeira vez fica sem uma prefeitura de capital. Ameaçou em Porto Alegre e em Recife em pleitos polarizados e perdeu, isso sem considerar o abalo em São Paulo, com a derrota de Boulos, que só apoiou no segundo turno. Como apostou tudo na ressurreição de Lula, pós prisão, agora o aponta como causa maior da desarticulação. Pecado maior foi não ter feito autocrítica por ter metido a mão no jarro. Ninguém esquece do Lula com as mãos de óleo saudando o pré-sal.

Folclore

Na única disputa entre mulheres no Brasil, novamente Ponta Grossa recupera o título de capital cívica do Paraná com a vitória da professora Elizabeth Schmidt (52%) diante da deputada Mabel Canto (47%), prova de vitalidade da inserção feminina na política, marca de avanço dos Campos Gerais.