Para tentar contornar o veto do STF à PEC dos Precatórios, Arthur Lira, presidente da Câmara, tem proposta de resolução que traz aparente transparência sem perder o controle das verbas, já que a situação atual (emendas de 2020 e 2021) seria mantida. Como diria Garrincha, "falta combinar com os russos". A ideia é fazer tramitar a PEC e negociar com o Judiciário em condições melhores deixando a transparência para o futuro, esse mesmo que sempre se esperou para o Brasil republicano.

Queda segue

Houve, entre quarta e quinta, no Brasil 243 óbitos e 15.144 infecções em 24 horas, no Paraná 35 mortes e 1.291 casos, Curitiba com 1,5 mil casos ativos depois de 505 dias. Em 86% dos nossos municípios não houve mortes nos últimos dez dias.

Olímpico

A CPI da Covid tenta gol olímpico ou bater escanteio e ao mesmo tempo fazer gol de cabeça: segue em sua romaria a pleitear intervenção do MP federal e estadual para atender denúncias acumuladas em seu pesadíssimo relatório. Outros órgãos (como CPIs estaduais e municipais) vão em cima da Prevent Senior e dos casos do kit Covid, isso sem falar nos órgãos de fiscalização do exercício profissional. Já a PGR de Augusto Aras se mantém silente. Um exemplo: queixas contra a Prevent Senior cresceram 67% no primeiro ano da pandemia.

Contradição

No mesmo instante em que o Instituto de Pesquisas Espaciais registrava recorde de desmatamento na Amazônia em outubro, o ministro do Meio Ambiente pedia na COP26 grana dos países ricos. Compromissos como o da questão dos gases também são esquecidos.

Pelados

A imagem dos presidiários nus no pátio do presídio de Formiga, MG, é a expressão do nível de tratamento dessa questão no país. Audiência de custódia quase zerou na pandemia. Em 2019 chegaram a 222 mil, em 2020 a 66 mil e 19 mil até junho de 2021, segundo o CNJ, Conselho Nacional de Justiça. O Paraná sofre muito nesse problema, mas reduziu o uso das delegacias distritais como prisão.

Água

Com as melhoras nas barragens, exceto a do Miringuava, em função das chuvas (média supera 60% e há algumas delas com quase 80% como Piraquara 2), a Sanepar anuncia flexibilização, mas o rodízio só acaba em 2022. A estatal fez uma consulta pública aos usuários sobre a questão das tarifas e como ajustá-las no racionamento.

Casamentos 

Apesar de tudo e principalmente da carestia, tivemos no Paraná um aumento de 16% no número de casamentos, menos aqueles coletivos em estádios de futebol em função da pandemia.

Inflação

A inflação, conforme o IBGE, fez venda do varejo diminuir mais do que o esperado, mas no Paraná, segundo a Fecomércio, houve alta de 26% na região de Londrina entre janeiro e agosto, acima do desempenho médio de 13% do estado. Curitiba é segundo lugar. No paranaense de futebol mal chega a terceiro, mas no nacional até que vai bem com o Athletico em duas decisões, a da Copa Brasil e da Sul-Americana.

Privatização

Depois da estatal do Rio de Janeiro, cogita-se a privatização da Sabesp, a maior empresa de saneamento da América Latina. Aqui Lerner quase conseguiu a da Copel, impedida apenas pela ausência de interessados e isso em função do apagão e do ataque terrorista às torres gêmeas nos Estados Unidos.

Folclore

Se Bob Dylan pode ganhar o Nobel de literatura, por que afinal não poderiam aqui no Brasil Fernanda Montenegro e Gilberto Gil se habilitarem a vagas na Academia Brasileira de Letras?

A opinião da FOLHA não reflete, necessariamente, a da FOLHA