Maniqueísmo eleitoral
Inexistência de alternativa eleitoral gerou imposição de maniqueísmo que restabelece a luta entre o bem e o mal em torno de Lula e Bolsonaro
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de agosto de 2022
Inexistência de alternativa eleitoral gerou imposição de maniqueísmo que restabelece a luta entre o bem e o mal em torno de Lula e Bolsonaro
Luiz Geraldo Mazza
A inexistência de alternativa eleitoral gerou a imposição de um maniqueísmo que restabelece a luta entre o bem e o mal em torno de Lula e Bolsonaro, o que já reduz as condições de escolha e de racionalidade. Daí a aproximação religiosa e tendente ao confessional, o que compromete severamente não apenas a forma mas o conteúdo da pregação.
Ex-Ibope
O Ipec, antigo Ibope, sondou o cenário do Paraná e apontou Ratinho com 46% e Requião com 24% e para o Senado Alvaro Dias 35%, Moro 24%. Em algumas sondagens, o ex-juiz, empatado tecnicamente, levava pequena vantagem.
Gás
Procon faz apreciação sobre revendas de gás e em Londrina apura que duas a cada três sejam rigorosamente irregulares. Há alerta para risco na compra de botijão sem lacre de menor preço para acidentes e menor volume do produto.
Polícia
Conforme decisão do STJ, guardas municipais não têm poder de polícia. Decisão restritiva afeta o conjunto do sistema de segurança nacional, dada a notória precariedade das forças e do papel que guardas municipais vinham assumindo no processo.
Front
Entre segunda e terça houve 195 mortes pela Covid em 24 horas e 19.863 casos, no Paraná 14 óbitos e 1.349 casos, em Curitiba um óbito, 225 infecções e casos ativos em menos de 2 mil.
Imagem
Na Barreirinha, em Curitiba, uma cena mundo cão e redundante: um morador fez da casinha do seu cachorro o seu domicílio. Esse tipo de situação não há Auxílio Brasil que resolva.
Polícia
No Paraná o número de candidatos com origem nas forças de segurança cresceu em 92% para a próxima eleição. Tendência nacional, como se vê.
LEIA TAMBÉM:
Trato isonômico
Gastos parlamentares
Boas
No meio das notícias ruins, duas boas: locações comerciais atingem o patamar mais elevado desde 2014 e o dólar caiu numa semana para R$ 5,09.
Gongo
O Tribunal Regional Eleitoral determinou, pela terceira vez, que o governo tire do ar institucionais que ferem a legislação eleitoral.
Inflação
Há uma previsão de queda expressiva da inflação, mas seus efeitos residuais atingem os alimentos: o leite subiu quase 70% em apenas um ano e o café tangenciou 53%.
Greve
Professores pretendem fazer concentração monstro em Curitiba no 30 de agosto em mais uma greve, mas pretendem participar ativamente do processo eleitoral com a Carta-Compromisso entregue, a partir do meio da semana, aos candidatos.
Cirurgias
Um dos efeitos desastrosos da pandemia está na questão da suspensão das cirurgias eletivas: há 900 mil na fila de espera, 200 mil deles aqui no Paraná, mais da metade em São Paulo.
Teste
Conselheiros do governador Ratinho Júnior sugeriram, no caso de greve contínua dos professores, o uso do desconto nunca antes praticado, aparelhando estruturalmente a secretaria, evitando adesão dos quadros hierárquicos à cobertura dos sindicalistas, e dispensando retaliações mais fortes como a de negar-se a pagar as folhas, entregando tal tarefa à APP, como já foi pensado anteriormente. Esses setores reconhecem a força adquirida pelo mais forte dos sindicatos trabalhistas do Paraná. O governador é adepto da negociação, por mais longa e extenuante que venha a ser.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link