Como no futebol há o golaço, na imprensa há a manchetona. Foi assim a de ontem com a superlua de agosto. Tem outra em azul marcada para o dia 30. E ainda há quem chame agosto de mês do desgosto. O suicídio de Getúlio e a renúncia de Jânio estão aí escancarados.

Fim do épico

A tese da defesa da honra pode ser arguida no júri teatral de Otelo por ter matado Desdêemona, mas nunca em processo brasileiro, como decidiu o STF. Cornice mesmo imaginária como a dos gênios da ficção não cola. É um estado de espírito que absolve todos que o invocam. Proibido para a ficção também, pois há um ciclo contemporâneo que vê loucura em sentir-se traído, já que ela é a normalidade e usá-la é, antes de tudo, mau gosto. Por mais que os uivos de Paulo Autran nos comovam. Do épico ao trivial, esse o roteiro.

Coisas da Janja

Ministros escondem de suas agendas reuniões com a primeira-dama. No primeiro semestre houve sete encontros. Ester Dweck, da Gestão,. alega atualização atrasada no caso.

Trump, mais forte

Quantos forem os enquadramentos, ficará nítido que Trump ficará cada vez mais forte como candidato presidencial. Agora virou réu pela terceira vez pelo caso da invasão do Capitólio que orquestrou em cima dos fatos. A tese do Pereirinha de que Lula poderia ser candidato, mesmo preso, nos Esteites é regra.

Mantega no BID

Guido Mantega estava indicado pra dirigir a Vale, mas a repercussão negativa da designação de Marcio Pochmann para o IBGE levou a reavaliação e agora deve ir para o BID.

Ameaça a Dino

O presidente da CPI, Arthur Maia, ameaça ir ao STF contra Flávio Dino por negar-se a entregar câmeras do circuito interno do Ministério da Justiça no 8 de janeiro. Vê-se que a defesa do governo não está bem estruturada e começam com o Gonçalves Dias, que não é o poeta, e se deu mal com sua presença no GSI no momento do ataque.

Sabatina

A sabatina do advogado e amigo de Lula no Senado não terá moleza e as críticas à Lava Jato, como a aproximação afetiva do presidente, podem causar-lhe algum desconforto.

Ah, os radicais

Lula se queixa dos aloprados que se metem em tudo, no momento na escolha do Procurador-Geral da República, onde até o Augusto Aras parece ter apoios. O presidente promete operação pente fino na escolha.

Infâmia

Reaberta a sessão do STF, a presidente Rosa Weber chamou o 8 de janeiro de dia da infâmia. O fato é que a colocação do governo no episódio não é nada boa.

Guerra

Drones ucranianos atacam Moscou e visam navios russos no Mar Negro.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA