Mais suicídios
Apurou-se que com a Covid houve aumento de suicídios de mulheres (7%) e idosos (9%)
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
Apurou-se que com a Covid houve aumento de suicídios de mulheres (7%) e idosos (9%)
Luiz Geraldo Mazza
No momento em que a OMS anuncia que a pandemia pode estar perto do fim, apurou-se que com a Covid houve aumento de suicídios de mulheres e idosos. A alta foi de 7% entre as mulheres e de 9% entre idosos. Causa apontada na sobrecarga de trabalho e isolamento em cada um dos grupos.
Cenas isoladas
Casos isolados como o da diarista repudiada a ficar sem marmita por ser lulista e o do ataque do deputado à jornalista Vera Magalhães no debate da Band ganham força em seus significados políticos. Tanto que a campanha de Tarcísio de Freitas e do presidente buscam descolar-se do incidente. Alguns ganham sentido genérico como o ataque a jornalista como desconforto do bolsonarismo com o eleitorado feminino. O CAC que matou a ex-mulher e o filho é fã de Lula e tem fama de violento.
Alternativa
O professor Ivan, PSTU, candidato ao governo do Paraná, tenta construir na sua pregação uma alternativa socialista para a sua gestão. Vai levar o tempo todo explicando como fazê-la.
Recusa
O TRE está negando o registro da candidatura de Renato Freitas a deputado em função da cassação que sofreu como vereador naquele episódio da invasão da igreja. A ficha obviamente não é limpa.
LEIA TAMBÉM:
Moro no ataque
Marmitas na política
Feminicídio
Nada menos de 2,4 mil mulheres foram assassinadas no Paraná nos últimos dez anos, daí ser pauta frequente de estudos especializados na área.
Athletico, sexto
Em meio à sua melhor fase, o Athletico Paranaense apareceu em sexto lugar num ranking mundial de clubes. Para os coxas isso é sonambulismo puro.
Front
Como vamos de Covid: 11.300 casos entre terça e quarta e 122 óbitos em 24 horas, Paraná 492 infecções e 31 mortes.
Fome
No Brasil em cada dez pessoas três passam fome e a proporção é muito maior no Norte e Nordeste. Alagoas é o de maior carência: 36,7% das pessoas não têm acesso a alimentos em quantidade suficiente. Em 2018 5,8% tinham fome no Brasil, em 2020 a parcela subiu para 9% e em 2022 chegou a 15,5%que configuram 33 milhões de patrícios. Depois de Alagoas, temos pela ordem Piauí (34,3%), Amapá (32%) , Pará (30%). Bem abaixo dessas médias aparecem Santa Catarina (4,6%), Minas e Espírito Santo (8,2%), Paraná (8,6%). Nossas desigualdades são ciclópicas.
Aposentadoria
O Brasil está na frente apenas da Índia numa lista de 44 nações que leva em conta indicadores de saúde, finanças, qualidade de vida e bem estar para o aposentado. Lideram o ranking Noruega, Suíça e Islândia. Alguém tem fila como a nossa esperando atendimento?
Empate
Há muito tempo o Instituto Paraná Pesquisas, aqui da terra, vê empate entre Lula e Bolsonaro, em aberta divergência com organizações tradicionais. Diz a Folha de S.Paulo que a instituição teria contrato milionário com o governo federal. Em matéria de frequência de sondagens o instituto paranaense não se distancia dos concorrentes. Se seus indicadores ficarem mais próximos da realidade seu ônus será bem menor.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

