Mais médicos
Programa contratará 86 mil profissionais que nas áreas de periferia e maior risco poderão ter vencimentos mais elevados em até 80%
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de março de 2023
Programa contratará 86 mil profissionais que nas áreas de periferia e maior risco poderão ter vencimentos mais elevados em até 80%
Luiz Geraldo Mazza
No disparo o novo "mais médicos", que contratará 86 mil profissionais que nas áreas de periferia e maior risco poderão ter vencimentos mais elevados em 40 e até 80%.
Arcabouço blindado
A novidade fiscal corre um risco: o de sofrer campanha sistemática por parte do PT, daí o acerto entre Haddad e Lira para submeter o processo a uma blindagem segura em sua tramitação na Câmara.
Confusão
O episódio frustrado da baixa de juros dos empréstimos consignados pela reação dos bancos, dentre eles o Banco do Brasil e a Caixa, mostra que há tecnicalidades que fogem ao ardor de políticos e o pior é que tais salvaguardas se tornam indispensáveis, às vezes, em casos como esses, em razões estratégicas.
Calmaria
A compra do Credit Suisse pelo UBS por US$ 3,25 bi, que dele fará o 11º do mundo em gestão de recursos de terceiros, melhorou o clima no mercado, o que levou ao alinhamento de todos os bancos centrais em esforço pela regularização.
Trabalho escravo
A despeito das ações que revelaram trabalho escravo no Brasil desenvolvido, a fiscalização do Ministério Público do Trabalho, tem apenas 45% dos cargos desocupados. É preciso ver em que medidas órgãos de representação classista assimilam essa linha bárbara de comportamento e enquadrá-los da mesma forma que setores do agronegócio que não se mexem com desmatamento. Ética corporativa nesses casos é inaceitável, ainda que deles não se espere denúncias.
Inelegibilidade
Para Flávio Bolsonaro, o senador, que pretende concorrer a prefeito do Rio, seria atrocidade tornar seu pai inelegível. Mas é mais atroz fazer campanha contra as urnas eletrônicas e montar, inclusive, aquela encenação com o corpo diplomático.
Trabalho
Há 8 milhões de desempregados no país e massa maior no mercado informal, mas os números locais de 11,7 mil com carteira assinada indicam normalidade nas agências do trabalhador.
Violência
Diariamente no Brasil há 182 denúncias de abusos sexuais. Como elas se davam com muita frequência no mercado de trabalho houve uma engenhosa transformação da Cipa (Comissão Interna para Acidentes) como receptora desse tipo de abuso, tão carente de combate quanto o dos acidentes.
Pontuação
Segundo o Ipec, Lula está melhor do que Bolsonaro, mas bem pior do que nos seus dois primeiros mandatos. Tem 41% de aprovação e reprovação de 24%. Por sinal que o presidente quer aprofundamento na discussão sobre nova regra fiscal, ampliando conversas com os mundos político e técnico.
Suspeitas
Pivô de suspeitas de fraude e corrupção na Codevasf lucrou muito no governo de Flávio Dino, hoje na Justiça, no governo do Maranhão.
"Rainha do pó"
Karine Campos, "a rainha do pó", é suspeita de compra de sentença e por isso está na mira da Polícia Federal há 10 anos. Anos antes da Lava Jato.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

