A oposição foi ao STF para tentar brecar as ações do presidente da Câmara, Arthur Lira, na PEC dos precatórios e o assunto fica por conta da ministra Rosa Webber. A ilegalidade e inconstitucionalidade dos atos praticados para forçar aprovação são questionadas, mas enquanto isso as duas forças tentam mudar o placar. Um dos atos mais fortes, a suspensão provisória da candidatura presidencial de Ciro Gomes pelo PDT, busca forçar a bancada a rever sua postura. Mas os problemas não param aí. São esperadas dificuldades maiores na tramitação no Senado. É um jogo de braço exasperado no qual todos apostam, inclusive nessa ida ao Judiciário sempre constrangedora.

OAB questionada

Há três candidatos à eleição da OAB Paraná. Como sempre voltam as críticas de aparelhamento, dado o fato de o grupo vencedor ser o mesmo e muito forte. Esse discurso acaba não funcionando e essas supostas resistências lembram um exército brancaleone, quase uma forma refinada de anticandidatura. Ao contrário do que se dá em São Paulo, a expectativa aqui é de reprise.

Nova onda

Apesar do relativo otimismo com os números da pandemia em queda, na Europa há mil mortos diários na Rússia, e na Alemanha o governo cogita de aplicar o lockdown. Curitiba teve 2 mortes e 89 casos entre quarta (3) e quinta (4) e Brasil 411 óbitos e 11.902 infecções. A pílula da Pfizer é a maior novidade capaz de obter 89% na prevenção de internamentos e mortes e há ainda a do Reino Unido, da Merck Sharp & Dohme (MSD), com um antiviral que pode ser tomado em casa. No Rio em grupo de cem pessoas se constata dez de contaminados. O Butantan pede de novo à Anvisa o uso de Coronavac em crianças. Em São Paulo, há o menor número desde abril de 2020 de pacientes em UTI: 1.463.

Governadores e a COP26

A coalizão Governadores pelo Clima, que congrega 24 estados brasileiros, busca recursos na COP26, fazendo reivindicações específicas com o seu consórcio. Na sexta (5) estiveram com representantes dos Estados Unidos e da China. Entre os governadores o gaúcho Eduardo Leite, o de Mato Grosso, Mauro Mendes, e Renato Casagrande, do Espírito Santo. Eles apresentaram projetos de energias renováveis, reflorestamento e restauração de bacias hidrográficas. O grupo lançou o consórcio Brasil Verde, habilitando-se a receber dinheiro internacional com a maior independência da União.

Inaceitáveis

Há deficiências inaceitáveis do governo estadual, como o das falhas na construção da barragem do Miringuava, um escândalo pela demora e alterações sucessivas de cronograma, e que se acentua em função da crise hídrica. Outra questão burocrática intolerável é a da excessiva protelação para atender pedidos de carteira de identidade com demoras de até seis meses. Os dois temas apareceram em reportagens recentes da Globo.

Trucou

Bolsonaro acusado de interferir na PF alega que Sergio Moro teria criado resistência na troca por uma vaga no STF. O ex-juiz está aprendendo agora a lidar com a política, na qual ingressará, via Podemos. Outro que deve engajar-se é Deltan Dallagnol, que deixou o Ministério Público e tentará uma cadeira de deputado federal também pelo partido de Alvaro Dias.

Disparo

A empresa londrinense Sercomtel, com o leilão da 5G, dá os primeiros passos no seu programa de expansão nacional ao arrematar o lote C2 do certame e atuará em municípios com até 30 mil habitantes em São Paulo e no norte do país.

Folclore

Seis prefeitos dos oito filiados ao PTB entram no PSD de Gilberto Kassab e Ratinho Junior em solenidade marcada para Cambé. O clã Canziani (o pai Alex e a filha deputada federal Luísa) é forte no processo. Em 245 prefeituras o PSD compõe com outras legendas e elegeu 128 prefeitos e 656 vereadores. A conquista de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, pelo PSD de Kassab, dá a medida dessa ofensiva.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA