|
  • Bitcoin 105.133
  • Dólar 5,2155
  • Euro 5,4507
Londrina

Luiz Geraldo Mazza

m de leitura Atualizado em 23/05/2022, 18:22

Maior do Brasil

Hit da banda curitibana Jovem Dionísio exalta frequentador de bar do Juvevê que tem o hábito de dormir

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 24 de maio de 2022

Luiz Geraldo Mazza
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Um feito do meu bairro, do Juvevê, em Curitiba, ontem nacional: o primeiro hit com "Acorda, Pedrinho" da banda Jovem Dionísio. Pedrinho é um frequentador do bar onde a banda ensaiou e que tem o hábito de dormir. Estimado por todos foi o fundamento da peça que bombou. A glória, ainda que efêmera, põe em destaque a estima por um simples que jamais se imaginaria aureolado pelo feito, uma celebração dos três bares: o do Dionísio, o da maior pastelaria da cidade, a do Ricardo, e o da Teresinha e Flavinho, o "Lusitano". É a província falando para o mundo. 

Drones mosquiteiros 

Curitiba está usando drones para localizar focos de mosquitos da dengue. Surpreende o crescimento das ocorrências em nível nacional, toda ela decorrente de nossas precárias condições de saneamento. O surto é o pior em dez anos no DF e mais cinco estados. Fiocruz afirma ter obtido bons resultados com bactéria para reduzir número de casos. 

Advertência 

Secretaria de Saúde aconselhou em Curitiba o uso da máscara em local fechado e ao ar livre quando houver aglomeração. Entre sábado e domingo houve apenas 23 óbitos e 6.135 infecções. A desproporção entre uma coisa e outra é que surpreende, alcançando médias superiores a 10 mil. Um grupo de estudos está aconselhando a 3ª dose em jovens de 12 a 17 anos. 

Vagas 

Novamente, repetindo o que se dá na abertura das semanas, uma oferta de 11.150 vagas de empregos nas agências oficiais. E há em andamento concursos para 150 vagas com salários de até R$ 32 mil. 

LEIA TAMBÉM:

Palanques oscilantes

Inferno astral

Greve 

Depois de 16 dias de paralisação voltaram ontem ao trabalho os metalúrgicos da Renault. E agora quem está cogitando de fazer greve são os auditores fiscais agropecuários, que apenas com endurecimento das normas já preocupam, por afetarem, severamente, o abastecimento. 

Preços 

Índice de Preços ao Consumidor acelera 0,44% na 3ª quadrissemana de maio, após 0,41% na segunda leitura. 

Turismo 

O mercado brasileiro de viagens deve atingir feito espetacular, segundo entendidos da área, quase US$ 100 bilhões em 2022.  

Montadoras 

Depois de longo período fora de combate, a Audi 3 volta a ser produzida no Paraná. 

Caatinga 

Um dos biomas do país dos mais agredidos é a caatinga, cuja metade foi desmatada e há 13% da área em estado avançado de desertificação, o que ameaça centenas de espécies. O dado relevante é que se trata de bioma essencialmente brasileiro, prova portanto dos nossos desleixos. 

Batota

Tem a bancada da bala, a dos templos e agora se soma a elas a da batota, do jogo, dos cassinos. Parlamentares interessados na liberação dos jogos de azar acham que a proposta pode avançar no Senado após as eleições. O texto foi aprovado na Câmara em fevereiro. 

Privatização 

A venda da Petrobras tem pontos polêmicos. Um deles é o de que vai limitar o poder dos acionistas privados.

Folclore 

Roberto Requião disse que quer voltar ao governo para consertar o Paraná, inclusive nos três períodos que ele mandou e não pôde fazer tudo o que pretendia. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.