Duas estocadas de Lula na cúpula do clima ganharam destaque: a questão da igualdade tem a mesma prioridade que a do clima, e que a Europa poluiu o mundo por duzentos anos e tem que pagar por isso. Prioridades são, mas o ritmo de buscar a solução é distante um do outro. Claro é que ambos exigiriam uma profunda revisão na postura do homem diante do universo. Está aí: o presidente pode emitir epístemes filosóficas.

O submersível

A missão era observar destroços do Titanic: cinco pessoas compunham a expedição que implodiu, como aliás temiam especialistas o risco de falhas nos modelos da OceanGate. A embarcação podia descer até 4 mil metros. Nada contém a natureza humana ante desafios que enfrenta.

Afronta

Bolsonaro é consciente de sua força popular e por isso ante a ação do STF que visa a declaração de sua inelegibilidade afirma que se trata de uma afronta adotá-la. Pelo jeito recusa-se a enxergar as suas afrontas ao longo do tempo com ataques à democracia. Aparentando a calma no papel de revisor do ex-presidente, o ex-vice, Mourão, minimiza tudo e sugere que no máximo poderiam multá-lo.

Refis desemprega

Estudo recente mostra que o Refis gera desemprego. E isso se deu em 2014, quando se apurou que houve redução de 6,2% no emprego nas empresas que aderiram a um plano de desconto e parcelamento de débitos tributários. Três anos depois houve essa média de perdas de vagas.

Emprego

Por falar em mercado de trabalho, o Caged mostrou que até abril haviam sido criadas 180 mil vagas, mas assim mesmo economistas admitem a hipótese de o país criar até dezembro 1,5 milhão de vagas. Já recuperação da média salarial deve demandar muito tempo. A taxa atual de desemprego, de 8,5% até abril, menor desde abril de 2015. Um dos fatores que podem mexer nessas estatísticas é a influência do Bolsa Família.

Dengue

A rede privada vai ter nova vacina contra a dengue ainda em julho. O Ministério da Saúde vai avaliar para averiguar se deve ou não ser incorporado ao SUS. Trata-se da vacina Qdenga, produzida pela Takeda. O custo dela é caro, no mínimo R$ 379,40 por unidade.

Mais militares

O presidente Lula ampliou as ações do Ministério da Defesa no combate ao garimpo ilegal na Amazônia, liberando militares no patrulhamento da terra Yanomami.

Desenrola

Câmara Federal vai deixar o Desenrola Brasil caducar para tratar do tema em projeto de lei. Isso estaria acertado com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA