O líder do centrão e preferido de Bolsonaro à presidência da Câmara, Arthur Lira, já está enquadrado como réu pela maioria da Primeira Turma do STF acusado de corrupção passiva. Esse é o cenário brasileiro depois do impacto da Lava Jato ao indiciar a maioria das lideranças políticas do país e da reação reflexiva em outras áreas. E também explica o desesperado esforço para desqualificar o ciclo punitivo ainda não encerrado, mas sujeito à degradação com a alegada parcialidade de juízes e promotores públicos.

Percebe-se que tanto governo como oposição estão com seus principais quadros envolvidos, razão pela qual a tensão persiste unindo direita e esquerda no mesmo propósito, união ditada para derrubar decisões judiciais. No passado essa circunstância poderia fulminar Arthur Lira e hoje o coloca ao lado do ex-presidente Lula como vítima de perseguição. Curioso é que não há qualquer movimento para beneficiar Sergio Cabral, tamanho o rolo em que se envolveu.

Inflação

Depois de muitos anos a prévia da inflação supera o centro da meta em 4,22% em 12 meses no IPCA de novembro, com maior variação, desde 2015, de 0,81%. De janeiro a novembro o índice avançou 3,13%. O alvo definido pelo Banco Central é superado desde fevereiro, quando o índice anual ficara em 4,21%. O grupo alimentação e bebidas subiu 2,16% e contaminou em 0,44 ponto percentual do índice geral do mês. Há expectativa de que em janeiro apareça o tão esperado pacote de Paulo Guedes para minorar a situação.

Água

Setores estratégicos do governo Ratinho Junior buscam nova reserva de água para a Região Metropolitana de Curitiba. Apesar da distância, a barragem do Capivari-Cachoeira não é desprezada. O governador, em videoconferência, com 50 investidores nacionais e estrangeiros, projetou o potencial do Paraná e as reformas em andamento, bem como de estudos estratégicos como o da ferrovia Maracaju (MS) e Paranaguá.

Carga

Além do caso dos testes que podem ser perdidos, mostrou-se agora que o governo não está gastando recursos aprovados para a pandemia. Tais recursos eram para contratar médicos, reestruturar hospitais, comprar testes de Covid-19 a presídios. Os dados são da Consultoria de Orçamento da Câmara. Pelo jeito é hora de revelar esqueletos no armário.

Justiça

A justiça, o mais das vezes pela mediação do Ministério Público, tem determinado a suspensão das aulas presenciais como se deu recentemente em Londrina, mas o mesmo entendimento não prevalece para a prova do Processo Seletivo Simplificado que pode reunir 100 mil pessoas. A App-Sindicato se mantém de atalaia, inclusive com a greve de fome de professores na defesa dos empregos.