Preparando-se para sua defesa na CPI, os ministérios do governo levantaram 23 questionamentos, número bem maior dos que a oposição reuniu. Essa presteza, que aparenta um gol contra do situacionismo, revela o grau de consciência de tudo o que pode ser inquirido, e na medida em que der a cada item resposta adequada simplesmente esse imaginário por ora se revela capaz de enfrentamento.

Precipitadamente alguns oposicionistas acreditam que o massacre está nesse questionamento da lavra oficial e não na hipótese de que tenha a resposta adequada para cada situação. Não se trata, portanto, de um ato de autoconsciência, mas simplesmente as variáveis que constarão do interrogatório. Não é, pois, um libelo acusatório como aqueles dos promotores.

Mostra que o governo conhece suas vulnerabilidades e isso exige firmeza de oposição.

Conflito viário

A experiência do pedágio no Paraná, com o plano de integração, é tumultuária e criou-se uma consciência de que não podemos falhar no ciclo que se aproxima. Ratinho Junior sabe que a questão será decisiva no pleito, a que concorrerá pela reeleição, e faz o máximo para assumir a liderança do processo acolhendo as teses de consenso até aqui acolhidas. Sabe, porém, que o modelo do governo federal é inaceitável, posto que saiba não ser fácil o confronto, ainda mais com o sucesso obtido nos leilões de aeroportos, portos e ferrovias. Sabe-se do esforço do senador Flávio Arns tentando uma audiência pública do tema na Comissão de Infraestrutura da Câmara Alta. Menor tarifa, sem cobrança de taxa de outorga e sem limite do desconto, é a linha geral a ser confrontada com as "razões de Estado". Ratinho teme, entre outras coisas, a cobrança da taxa de desempate e os degraus tarifários que até hoje atormentam.

Crise

Na conjuntura percebe-se que estados e municípios têm falhas graves na vacinação e que isso pode ser invocado pela União na CPI. Admite-se a dificuldade de obter a segunda dose da Coronavac em tempo hábil, o que abagunça a logística. Há disputa no Judiciário em torno da Sputnik V, facilitando prazos de aquisição em conflito com a Anvisa. Países com vacinação acelerada registram queda de mortes, mas forte aumento de casos, e a OMS teme maior número de variantes. Estamos marchando para 400 mil mortes (até fim da semana 390.925) e para 14,4 milhões de casos, 32.572 no fim de semana, esta com 1.305 óbitos, 83 no Paraná. No mapa o Paraná já está, há mais de uma semana, com registros em queda com a média móvel de letalidade caindo em 31%. O repique das infecções é um fato e há o temor de que a aceleração de novos casos contribua para o surgimento de mutações mais agressivas. Em Israel, onde 80% dos habitantes já receberam a primeira dose, casos caíram 98% e mortes 87%. Lá, como em outros países, o lockdown foi indispensável, como será no Brasil.

Folclore

Temos a liderança nacional da produção de mel, puxada por Ortigueira. Houve um deputado do PT, dos primeiros, por sinal com as iniciais do partido no próprio nome, Pedro Tonelli (que valia por uma bancada no juízo de Anibal Khury), que lidava com abelhas no Oeste.