Lesa pátria
Em sua décima terceira fase, a Lesa Pátria entrou com 20 ações e mandados no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 12 de maio de 2023
Em sua décima terceira fase, a Lesa Pátria entrou com 20 ações e mandados no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul
Luiz Geraldo Mazza
Em sua décima terceira fase, a Lesa Pátria entrou com 20 ações e mandados no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul sobre CACs e fazendeiros, num dos quais se deparou com um verdadeiro arsenal militar.
Contra big techs
A PGR pede ao STF inquérito contra Google e Telegram pela ação que desgasta e impede o controle das plataformas. Telegram na última agressão deletou o informe condenado e se retratou.
Geadas
Tivemos geadas fracas nos lugares habituais das serras gaúcha e catarinense.
Dengue
Paraná registrou um dos quatro casos do sorotipo três da dengue. Fiocruz o detectou após 15 anos sem epidemia. Após 5 meses em queda tivemos aumento de contaminações pela Covid.
Collor
Quem está para ser julgado novamente pelo STF é o senador Collor de Mello.
Armazéns cheios
A retenção da soja no mercado está gerando dificuldades em Goiás para vagas da produção de milho. Por sinal que a safra graneleira passou de 302 milhões de toneladas, 15% superior à do ano passado.
Queda
ExpoLondrina teve menor público e arrecadação caiu: foram 475.601 visitantes e fatura superior a R$ 1,2 bilhão. Organizadores consideraram os resultados positivos.
Amarras
Um parecer contrário ao projeto complementar do Plano Diretor de Londrina mostra que o ciclo de marchas e contramarchas prossegue, mas indica, pela intensidade dos debates, que a solução final virá mais apurada.
Bolsa
O Ibovespa subiu no quinto pregão sucessivo: alta de 0,31% a 107.448 pontos e o dólar caiu 0.74%, a R$ 4,951. Altas do Itaú (1,47%), da Localiza (1,90%) e Eletrobras (3,34%) acabaram compensando a queda de 0,24% nas preferenciais da Petrobras.
Oscilante
O mercado no Paraná segue oscilante: a elevação dos preços revelou desaceleração em abril com 4,63% ante 7,57% de maio.
Apoio unânime
Em princípio todas as universidades estaduais fecham suas assembleias com apoio á greve pelos 40% de reajuste. O disparo das conversações nem se iniciou, mas teremos relação tensa, o mínimo que se pode esperar. O argumento forte do governo é a estabilidade fiscal e em seu horizonte a perspectiva máxima é de pouco mais de 5% de alta.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA