As medidas de ontem com prisões de empresários e de busca e apreensão em domicílios do senador José Serra, operação bloqueada no gabinete senatorial por determinação de Davi Alcolumbre, presidente da Casa, indicam o retorno à cena do fluxo judicial que mais impactou o país. Há muito a Lava Jato se desgasta, ainda mais depois que perdeu a aura de precisão que a caracterizava em função de campanha que se seguiu às revelações da Intercept Brasil. Serra é acusado de caixa dois, denúncia também de outro processo por lavagem de dinheiro junto com a filha. Semana atrás houve ação contra Geraldo Alckmin, outro cardeal tucano.

A Lava Jato é contestada no interior do Judiciário e na Procuradoria Geral da República, que obteve acesso à documentação sigilosa contra a qual a força-tarefa reagiu, mas foi mantida pelo presidente do STF, Dias Toffoli, e que interveio contra a ação da PF no gabinete de Serra.

Há a evidência de que, não podendo ostentar o traço da cruzada, como fez no início, pode, de repente, ressurgir a República de Curitiba.

Alerta

Na abertura do Hospital de Retaguarda no Hospital Universitário de Londrina o secretário Beto Preto, da Saúde, fez o alerta necessário ao lembrar que o aumento de vagas (no caso 32 leitos de UTI) não pode induzir à flexibilização, pois a região não está livre de um lockdow. A resposta da quarentena e seus resultados em cada região dependem de análise de 14 dias posteriores para identificar resultados.

"Ductos"

O Gaeco, com a operação "Ductos", investiga servidores da Sanepar e empresários por fraudes contratuais e vícios em licitações em Cornélio Procópio, Santo Antônio da Platina, Telêmaco Borba, Curitiba e Ponta Grossa. Ordens de Vara Criminal de Ponta Grossa prenderam 16 pessoas entre servidores da estatal e empresários, cumpriram 50 mandados de busca e apreensão. Investigações há dois anos apuram pagamento de serviços não prestados e sobretudo fraudes em licitações.

Acareação

O senador Flavio Bolsonaro negou em depoimento à PF ter recebido informe privilegiado, mas terá uma acareação com Paulo Marinho, seu suplente, que confirma o vazamento.

Vacina

Muita celebração com testes da vacina Oxford e é importante porque o Ministério da Saúde firmou carta compromisso com a empresa e a universidade para que, viabilizado, o produto seja feito na Fiocruz. Protocolos estão em andamento e ontem em São Paulo se iniciaram testes de imunização com laboratório chinês e o Butantan.

IPTU

Londrina demorou a atualizar o seu IPTU e quando o fez, como Curitiba, teve que encarar a ira do contribuinte. Agora o TJ, por unanimidade, deu ganho de causa à prefeitura.

Folclore

Decisão de saúde pública no momento atual não há como agradar a todos e isso não convém aos políticos: aumentam hospitalização e mortes e vem a perturbadora quarentena.