Desde o primeiro ciclo de corrupção no país, o do mensalão, apareceram paranaenses tanto no polo passivo como no ativo, envolvidos nos rolos e também do lado do combate, aí e também no petrolão, entre os presos e os que prenderam. Tanto para por mão no jarro, como para combatê-la. Dos mais ousados, Janene parecia ensinar o caminho das pedras para seus aliados petistas. E tivemos destaque especial com o relator do mensalão e no plenário o vigor de Gustavo Fruet, na Lava Jato no papel de Sergio Moro e outros membros do Judiciário.

Aposta-se que assim seguiremos. Pelo menos expressando traços comuns da vida pública do país. Ao fim de tudo espera-se que não predomine a punição aos que tentaram por um mínimo de ordem nas coisas como fecho da novela paradoxal. Fim de papo: timidez já era.

Apagão

Com a pandemia agravaram-se a questão social e a discriminação. Minorias sexuais como a população LGBTQI+ perdeu em 40% o seu espaço no mercado de trabalho, onde há 14,4% de desempregados, estatística incomparável mas reveladora. Contratos temporários cresceram 130% no primeiro quadrimestre. No meio da crise um sinal positivo nas 2.409 vagas nos postos de emprego e outro no andamento de obras na PR-407 em segunda pista e as projetadas para a revitalização de Matinhos. Já a pandemia interfere no apagão social, com 16 pontos interditados por aglomeração e desrespeito a normas sanitárias e dispensa de 1,2 mil pessoas.

Esquemas

O deputado Luis Miranda, o que levou a Bolsonaro o lado tenebroso da Covaxin, afirma que negociações suspeitas no Ministério da Saúde vão muito além do caso das vacinas, conforme a visão do seu irmão, Luis Ricardo Miranda, chefe da Divisão de Importação da pasta, no sentido de que o esquema de corrupção é mais amplo. A compra de testes por meio de organizações internacionais está entre os fatos citados. O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, é referido como indicador de funcionários desde o tempo em que exerceu no governo Michel Temer o comando da pasta.

Contraste

Depois de lucro de 50% na pandemia, planos de saúde coletivos tiveram aumento de 16%. As operadoras argumentam que o caixa é ilusório, já que os usuários teriam retomado cirurgias adiadas e os custos não pararam de subir. Há 48,14 milhões de beneficiários de planos segundo dados da Agência Nacional de Saúde.

Traição

A Ashley Madison tem site e aplicativo de namoro especializado em traições conjugais e mais de um terço aos assinantes manteve a tradição de com seus amantes neste ano e no passado, sendo que a metade desses o faz toda semana. Desde o início da pandemia o aplicativo recebeu 1,7 milhão de novos membros no Brasil. Haja membros.

Folclore

Uma das máximas doutrinárias do capitalismo é a livre escolha e funciona mesmo num estágio trágico que ora enfrentamos com um tipo de pessoa resistente à massificação que quer ter o direito de escolha da vacina como se fosse um vinho, daí ter surgido a gaiatice de um sommelier de imunizantes com aquela sofisticação sobre tonalidades, sabor e odor da mercadoria salvadora.

mockup