Duas questões rotineiras da Suprema Corte obrigam ao aprofundamento da reflexão: o voto, monocrático, uma constante nos julgamentos e dominante nas decisões, e o empate como favorecedor do réu. Claro que a questão decorre do princípio "in dubio pro reu", quando aí há mais convicção do que dúvida. Da mesma forma que certas questões devam ser submetidas, obrigatoriamente, por sua especificidade, ao colegiado, também fica estranha a solução sistemática dada ao empate. No futebol o ganho de um ponto aparenta aquilo que juristas chamam de razoabilidade ao perderem dois pontos, porém o empate favorecendo o réu mantém a carência de sustentação. Excesso de convicção não é dúvida.

Desalento

O desalento no mercado de trabalho é aquele que se dá quando o trabalhador chega a um ponto em que desiste de procurar emprego. No Paraná, há 459 mil nessa situação, o que dá a medida da crise. E para atendê-la não há auxílio emergente que resolva, ainda mais quando cai pela metade.

Moratória

A bomba hidráulica aqui é a próxima tarifa de água e esgoto, perto de 10%. Está adiada por cem dias, mas é fatal, até porque vem sendo driblada há muito tempo. Era, no entanto, irônico que se a adotasse quando a cidade é submetida a um racionamento de guerra e pega muito mal cobrar mais daquilo que não oferece como obrigação contratual. De qualquer jeito se torna imperioso aprofundar seu significado, seus números, como se deu anteriormente, quando o Tribunal de Contas botou em dúvida a procedência dos seus números, naquele momento bem menores. E houve um saudável "racha" entre o TC, a Agepar e a Sanepar.

Ciclo punitivo

Tivemos com a Lava Jato um ciclo punitivo com suas qualidades e defeitos, como os do fundamentalismo de alguns dos seus operadores. No conjunto da obra o povo apoiava, pois se rompia o hábito tradicional da corrupção e da impunidade. Mas as forças da resistência foram se acumulando e ganharam seu ponto mais elevado com as revelações do The Intercep Brasil, menos pelo que apresentavam e mais pela interpretação manipulada adequada. Quando chegaram na área institucional houve o momento do declínio, com reações fortes no Judiciário, na própria Procuradoria da República e no parlamento. A saída de Deltan Dallagnol (sob alegação de doença na família) é a evidência do plano inclinado. Verdade que há setores residuais que defendem a prorrogação por mais um ano, prazo curto par atender pelo menos os 400 processos. A maioria da fauna política sabe porque está rindo. Não é a toa.

Folclore

Anos passados havia um deputado estadual de origem iugoslava chamado Miran Pirih, cuja investidura era muito discutida por não ser brasileiro e diariamente havia discussões a respeito. Momento interessante foi quando citaram texto sobre o tema do maior constitucionalista brasileiro, Pontes de Miranda, o que levou o simplório parlamentar a dizer que o parecerista não passava de um "fofoquerro".