A CPI da pandemia (e das ações e omissões do governo) será instalada e com um adendo sobre o repasse de verbas a estados e municípios. De qualquer maneira, o formato inicial foi alterado, mas as questões operacionais persistem como a das sessões presenciais no curso da peste. O governo consegue diluir bastante os objetivos iniciais da CPI ao envolver tantos entes federativos no processo.

Preserva-se o tão discutido direito das minorias e com isso o nível de democracia sobe de maneira excepcional. O situacionismo tem armas regimentais e as da malícia para defender seus intentos, como reclamou Bolsonaro no papo com o senador Kajuru. Infelizmente, uma das componentes é a da ameaça de lado a lado nos poderes, o que retira o nível de elegância dessa competição. Não se pode negar que a saída de Pazuello e o ingresso de Marcelo Queiroga na pasta da Saúde estabelecem uma base mais equilibrada para encarar a pandemia. A promessa de tentar convencer Jair Bolsonaro, embora estranha, é hipótese de melhora. Há, por incrível que pareça, quem aposte no ministro para fazer o que Mandetta não conseguiu.

O clima

A última chance de o Brasil mostrar preocupação ambiental, segundo o embaixador dos EUA, é a Cúpula do Clima que acontece ainda neste mês. Ocorre que a impressão é manifestamente má (ainda agora jovens acusam o ministro do Meio Ambiente de "pedalada climática") e isso num momento em que os presidentes da Câmara e do Senado pedem auxílio à ONU no suprimento de vacinas e tudo parece esbarrar na maneira como enfrentamos o desmatamento amazônico, o que foi alertado ao chanceler Carlos França por embaixadores estrangeiros. Essa questão ditará o rumo da nossa relação com o presidente Biden e é um tipo de pressão que não se tira de letra.

Fome

Estudo da Universidade Livre de Berlim aponta que 59,5% dos brasileiros se alimentam mal desde o início da pandemia. Beneficiários do Bolsa Família atingem maiores níveis (88,2%). Campanhas tentam abrandar a situação e nelas se envolve a prefeitura da capital com auxílio alimentar de R$ 70 a 35 mil famílias. Medidas semelhantes partiram do governo estadual.

Bloqueio

Há entraves na imunização acelerada: a dificuldade de obter insumos, a existência de contratos sem aval da Anvisa. A meta de vacinar metade da população até junho é dada como impossível. Tivemos 3.687 óbitos entre segunda e terça, o que totaliza 358.718 mortes e 13,6 milhões de casos, com 80.157 infecções em 24 horas. Em São Paulo há mais casos de morte nos hospitais do que de altas. Depois da rigidez no Paraná, decreto reduz toque de recolher e dá mais horário ao comércio. Curitiba apareceu com 39 mortes, mais 645 casos e UTIs com 94%. Londrina com mais 168 novos casos e 12 óbitos.

Folclore

Já existe argumento para ampliar o foco da CPI do Senado: há gastos suspeitos em nada menos de 263 prefeituras no estado. O microcosmo do município e a hipótese de desvios nos estados (o que já se constatou em vários lugares) podem diluir o foco da CPI e criar uma barafunda.