Isonomia viral


Todo o alto escalão da república foi afetado pela Covid-19, o mais recente o dos presidentes do STF, Luiz Fux, e o da Câmara Federal, Rodrigo Maia. Já enfrentaram a patologia o presidente Bolsonaro, um dos que mais se expuseram; Davi Alcolumbre, chefe do Congresso Nacional e do Senado, enfim, todo o andar de cima institucional. É evidente que essa igualdade de riscos não diminui a desigualdade de efeitos. No mundo há perto de 30 milhões de contaminados, o Brasil com menos de cinco milhões que a Índia já superou. 


Desvios continuam

Se a doença habilita a igualdade de riscos entre poderosos e os que nada têm, há a aparência de que as manchas da Lava Jato atingem boa parte da fauna política, em que muitos vêem uma reação do fluxo judicial contra sua degradação meio forçada. Como os processos são lentos, muitos dos alcançados adotam o "silêncio obsequioso", casos clássicos de José Serra e de Aécio Neves, que discretamente somem no cenário. E ontem o Gaeco do Paraná baixou no líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, em operações de busca e apreensão nos seus escritórios em função de participação em desvio na compra de usinas eólicas havida entre os anos de 2011 e 2015. Barros se mantém calmo e diz estar apoiando investigações.



 

Paraná, prata 

Saímos muito bem no ranking do Ideb, com nota de 6,4 nos anos iniciais do ensino fundamental, com nossas escolas públicas atrás só de São Paulo. Dentre as escolas estaduais ocupa a primeira posição nos anos iniciais (1º ao 5º) com a nota 6,8 e a terceira nos anos finais (6º ao 9º ano), atrás apenas de São Paulo e Goiás. Saltou de uma nota de 3,7 em  2017 para 4,4 no ano passado. A nota cresceu em quase todas as cidades e das 399 nada menos de 359 tiveram alta na nota do Ensino Médio, com 336 delas alcançando a meta para essa etapa.  


Ar pesteado 

Várias cidades do sudoeste são atingidas pelos resíduos de poluição dos incêndios florestais e também do pantanal. A distância olímpica do governo central ao problema, tanto aí como na Amazônia, é proverbial. Esse negacionismo é afrontado pelo fato de o impacto estar à frente de todos e nos últimos 14 dias a Amazônia queimou mais que no 30 de setembro de 2019. E altos escalões do governo continuam com a tese de que há opositores no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 


Economia 

Governo estadual e o Tribunal de Justiça, que normalmente têm dificuldades em acertar redução de custos, conseguiram transferir 15 cargos de desembargador em 752 vagas na primeira instância, sempre defasada materialmente em relação à escala superior. Mas jamais houve acordo na redução do percentual orçamentário.  




Folclore 

O juiz Luiz Albuquerque Maranhão era escoteiro e assim comparecia, devidamente trajado, em cerimoniais do próprio Tribunal de Justiça. E escreveu um romance autobiográfico, adotando a colagem de fotos familiares, com o título "Um destino embalado pelo amor". 

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo