Ironia azeda
Seria irônico que justamente a mais importante das comissões, mesmo com todo o trabalho de Arthur Lira, tivesse as maiores dificuldades
PUBLICAÇÃO
sábado, 20 de maio de 2023
Seria irônico que justamente a mais importante das comissões, mesmo com todo o trabalho de Arthur Lira, tivesse as maiores dificuldades
Luiz Geraldo Mazza
Justamente na montagem da CPI da invasão dos poderes é que o situacionismo encontra mais dificuldades para ter a maioria e comandar o processo. Seria irônico que justamente a mais importante das comissões, mesmo com todo o trabalho de Arthur Lira, tivesse as maiores dificuldades.
Tráfico
Uma operação de porte da Polícia Federal no Paraná contra o tráfico de drogas está assentada em 27 mandados de prisão.
Maratona
Lula chegou ao G7 em Hiroshima para uma verdadeira maratona de encontros bilaterais com os premiês de Japão, Austrália e Alemanha, além do presidente da França. Além desses, terá encontros com o primeiro-ministro do Vietnã e com o secretário-geral da ONU.
Silêncio
O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, optou por silenciar em depoimento na PF. Preso há 15 dias, é investigado por fraudar seu cartão de vacinação, o de familiares e do ex-mandatário, além do da filha do ex-presidente. Muitos viram na negativa uma possível opção pela delação. Cada um de nós cuida da sua vida, comentou Bolsonaro.
Delações em baixa
Na Lava Jato as delações premiadas tiveram seu ponto alto que levou muitos advogados a um sentido de especialização. Com a reviravolta da operação, perderam a sua força e até se transformaram em fator absoluto de absolvição e nulidade. Tanto que a defesa de Collor, já condenado no STF por esquemas na BR Distribuidora, argumenta a inexistência de provas e a acusação se assentaria em delações, o que hoje juridicamente nada significaria.
Volta ao risco
Solução bem à brasileira: o governo paulista determinou às famílias de retorno à área de risco do morro São Sebastião para casas que já tiveram ordem de demolição e seguem em risco. Nada muda nessa forma de agir seja na praia de Juquehy ou nas encostas de Petrópolis, Rio de Janeiro.
Segundo
Mais uma classificação pouco meritória ao Paraná é o fato de ocupar o segundo lugar no país em casamentos de menores de 18 anos.
Na trave
Flávio Bolsonaro e a deputada Zambelli perderam a demanda judicial com Lula na tentativa de vinculá-lo ao assassinato do prefeito Celso Daniel.
Previsão
Estudo técnico prevê gasolina a um aumento de 7,1%, quando a expectativa do governo é mantê-lo com a politica de preços em R$ 4,80.
Emprego
O Paraná fechou o primeiro trimestre de 2023 com uma taxa de desemprego de 5,4%, figurando entre os estados com menor índice de desocupação do país. O indicador paranaense fica atrás apenas de Rondônia (3,2%), Santa Catarina (3,8%), Mato Grosso (4,5%), Mato Grosso do Sul (4,8%) e empatado com o Rio Grande do Sul (5,4%). Bem abaixo da média nacional de 8,8%.
A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

