Os três poderes se uniram nas homenagens aos 35 anos da Constituinte Cidadã, mas isso não serviu para aplacar o que os desune na atual conjuntura de conflitos. Há uma carga de malícia no entrevero no fato de os parlamentares levantarem temas nos quais muitos ministros são solidários: o pedido de vistas, o voto monocrático. Se não são inteiramente solidários guardam alguma restrição, daí o empenho em invocá-los. Há interveniência de outros fatores como a pretensão de Rodrigo Pacheco na permanência no posto fazendo proselitismo com oposição. Pelo jeito a celebração não foi suficiente, embora alguns considerem o conflito artificial. O fato é que a situação não pode perdurar nesse tom agressivo e destrutivo. No momento aparenta haver mais incendiários do que bombeiros.

Demitido

Ricardo Pereira Feitosa, chefe da inteligência da Receita Federal no governo Bolsonaro, que acessou dados de desafetos, foi demitido do seu cargo de auditor fiscal na última quinta-feira (5).

Falhas

A CGU apontou falhas na distribuição de verbas para obras hídricas na gestão do ex-presidente.

Defesa

Defesa dos supostos agressores de Alexandre de Moraes em Roma enviou ao STF vídeo da ocorrência em que aparece o ministro chamando seus adversários de bandidos.

Suspeita

Polícia Federal suspeita de venda de decisão judicial na Bahia para favorecer um condomínio.

Marqueteiros

Marqueteiros de Lula estão na Argentina para ajudar Massa e barrar o direitista Milei.

Perda

O governo brasileiro perderá R$ 500 milhões até o fim do ano com tributo zerado no óleo diesel.

Teste

A USP testa primeiro carro que será abastecido com hidrogênio de etanol.

Chance

América Latina precisa aproveitar chance tripla para enriquecer, afirma Ilan Goldfajn, presidente do BID.

Selic

Gabriel Galípolo, diretor de política monetária do BC, é cauteloso em falar em meta de inflação, mas assegura que o corte da Selic está em ponto adequado.

Desenrola

BC afrouxou regras contra lavagem de dinheiro para facilitar renegociações do Desenrola.

mockup