Ontem tivemos mais uma demonstração de que intenções, mesmo quando alardeadas em tom dramático, não mudam a realidade: a saída do ministro Bento Albuquerque da pasta de Minas e Energia é um ato mais forte do que chamar o lucro da Petrobras de "estupro", mas não blinda o governo para a alta da gasolina que comandou o processo de inflação que em doze meses chegou a 12,13%. Já temos oito meses de inflação com dois dígitos. Aguardar solução para os aumentos dos combustíveis lembra a espera teatral de Godot.

Cassação

A despeito do sentido ambíguo da invasão da igreja da Ordem pelo vereador Renato Freitas, a Comissão de Ética da Câmara Municipal de Curitiba deu parecer favorável à cassação do mandato. Enquanto isso, grupos de aliados do vereador fazem manifestações diante do legislativo em defesa do petista.

Mais tensão

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, permanece no ataque em cima do bolsonarismo e vincula a carga de fake news às ações do presidente de condenação das urnas eletrônicas. A resposta dura do STF às propostas militares como incabíveis não foi unanimidade na Corte. E poucos acreditam que sirva para conter as ações bolsonaristas.

LEIA TAMBÉM:

Altos e baixos
Agilidade pública

Mobilização

Do dia 13 em diante teremos praticamente até o fim do mês as assembleias municipais da APP-Sindicato, algumas delas pautando a greve da categoria para obter reajustes negados pelo governo. A impressão que dá é que a referência à greve está na minoria dos editais de convocação, mas que não escapará das discussões sobre sua conveniência.

Front

Pelo terceiro mês seguido cai a procura por vacina contra a Covid. Entre segunda e terça houve 195 mortes e 20.589 infecções, Curitiba com 2 óbitos, 834 infecções e casos ativos passando de 4 mil. A média móvel de mortes em queda, mas tal não se dá com o número de casos.

Vendas

A tendência no mercado não está consolidada, mas mostra crescimento pelo quinto mês consecutivo.

Empregos

Um mutirão diferente ontem na romaria à igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro punha em oferta nada mais de 600 empregos num pacto entre a congregação religiosa e empresários interessados. É um avanço forte ao ato de rezar por empregos.

Emendoduto

Apesar do lado bom das providências do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, identificando as emendas, o emendoduto é comandado por Márcio Bittar, relator da Lei de Meios, e Eliane Nogueira, suplente do filho Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, tidos os parlamentares como os que mais destinam verbas de emendas, segundo dados da Câmara Alta.

Generais

A renda de generais na gestão Bolsonaro cresce mais de R$ 300 mil ao ano. Com uma portaria, beneficiando 43 militares da reserva, foram driblados os limites constitucionais.

Ataque

Sergio Moro, a cada oportunidade em lives e entrevistas, aponta que boa parte dos ministros do STF são inimigos do combate à corrupção e põe em destaque como o maior deles o ministro Gilmar Mendes.

Folclore

O preço do prato-feito subiu 23% em um ano e o vale-refeição acaba antes do fim do mês e a saída é mudar o cardápio nas refeições fora de casa. Há quem confie que a chegada da primavera dará uma estagnada nos preços. Sonhar faz bem até acordar.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.