Como vão as instituições? É a pergunta que se faz relativamente às pesquisas Datafolha. Sobre o Executivo, deram nota vermelha com os 51% de rejeição e agora deixaram o Judiciário, que nunca esteve tão ativo na vida brasileira, com 24% de aprovação e 33% de rejeição. Também não será confortável o desempenho do Legislativo, embora a atuação fiscalizatória da CPI da Covid que levou a PF a enquadrar Bolsonaro até aqui por prevaricação. Ligue-se a nota sobre o Judiciário e o enterro da Lava Jato e ter-se-á parte da explicação. Conclusão: vamos institucionalmente mal. Muito mal.

Teimosia

A final da Copa (ou Cova?) América feriu norma sanitária e a CBF foi multada. Incalculável o movimento de variantes que circularam durante a disputa. Enquanto o Procon atendia 92 mil no primeiro semestre, a AIFU fazia 700 fiscalizações, interditava 11 estabelecimentos e fazia a dispersão de 1,1 mil pessoas. Embora as cautelas tomadas, havia na final da Eurocopa clima de fim de pandemia. E temos notícias aterrorizantes como a de que dos sete casos da variante delta três teriam morrido. Voltando ao tema de público nos estádios: a Conmebol criou protocolo para público na Libertadores e Sul-Americana.

Racismo

No fim da Eurocopa o vexame: racismo em cima dos que perderam os pênaltis. Por sinal que dois deles entraram no final da prorrogação e na execução da penalidade, praticamente o seu desempenho, falharam na cobrança. Isso porque ninguém, quando perde, admite o feito do goleiro adversário. No Brasil há iniciativas como a do jornal "Folha de S. Paulo" criando parâmetros para medir níveis de desequilíbrio racial e outras como a de Belô com o Pacto de Promoção da Equidade Racial.

Frouxidão

Cadeia produtiva, alegando prejuízos, pleiteia flexibilização no prazo de validade dos alimentos, mas a reação não é pequena quanto aos riscos. Isso aí equivaleria à tolerância quanto ao prazo de validade das vacinas.

Blablablá

Tivemos de tudo em matéria de declarações temerárias: a do presidente da CPI, a das forças armadas, a do Legislativo e Judiciário contra declarações autoritárias de Bolsonaro ameaçando as eleições se não houver o voto impresso. Como a sarna, é só começar a coçar. Até a mediação bem intencionada como a do vice-presidente reafirmando as eleições se presta a explorações mal intencionadas.

Baixa

Baixa a tensão da Covid: Curitiba com 729 casos e 16 mortes, Paraná com 2.310 casos e 241 óbitos. UTIs com 81% de ocupação.

Folclore

Albert Camus, grande filósofo, romancista, dramaturgo, tinha como uma de suas glórias a de ser goleiro. Se falou tão densamente do fator solidário no futebol, imagine-se o que diria dos coleguinhas que defendem penalidades máximas como as do fim de semana.