Para coroar a sequência de absurdos, querem trazer para o Brasil a Copa América, o que atende a visão de normalidade de Bolsonaro, mas preocupa um dos seus adeptos, o governador mineiro, ante a escalada da pandemia na região. O caos predomina em nosso estado, por exemplo, onde as unidades básicas de Saúde foram improvisadas em hospitais, o que não abrandará as filas de Curitiba de 1.222 pacientes, a metade dos quais carecendo de UTIs. Em pouco mais de um mês a incidência de casos dobrou e isso tudo é enfrentado como se viu em Londrina com ativação de mais quarenta leitos. No Brasil, 950 óbitos, 43.520 casos em 24 horas e a contabilidade macabra 16,5 milhões de incidências e 460 mil fatais.

A boa notícia vem de Serrana, SP, com imunização de 90% em modelo massivo com resposta incrível de 95% na queda de mortes e de 85% de atendimentos, mais um feito científico do Butantan.

Polarização

Manifestações como as do fim de semana contra Bolsonaro gerarão respostas e tudo consolida a ideia de polarização, dificultando a hipótese de outras opções menos radicais. A tendência não é boa porque reprisa o cenário da última eleição. E isso tende a beneficiar o presidente, como estão a indicar melhoras na economia. Entre janeiro e abril 86% das cidades tiveram vagas de emprego, as contas públicas tiveram superávit de R$ 24 bi em abril e a OCDE prevê 3,7% de PIB no Brasil. Agências do trabalhador do Paraná têm 2.851 vagas. Outro fator favorece o situacionismo: a defesa do comércio e dos serviços afetados e que levam a carreatas no Paraná pelo fim das restrições .

Convocações

Governadores estão certos de que o STF os livrará da convocação, isso fundamentado em fatores jurisprudenciais, mas a CPI pretende em manobra diplomática convidá-los para dar capilaridade às investigações. Outro atrito entre o governo central e governadores pode ocorrer em torno da sediação da Copa América que Bolsonaro apoiou.

Vacinação atrasada

A demora para obter laudo comprovando comorbidades (já há intervenção de crime na obtenção do documento em várias partes do país) e as próprias filas retardam o processo de imunização. Em Recife a espera é até de duas semanas para conseguir o documento. AÍ também os mais abonados conseguem com maior facilidade. A pandemia veio para expor a agudez das nossas desigualdades. Apura-se também que o surto agravou casos de anorexia e de bulimia. Apesar da suspensão das intervenções eletivas e de outras mediações apura-se que no Brasil há pelo menos 60 mil pacientes à espera de cirurgia cardiovascular.

Efeitos indesejados

Uma das preocupações com as restrições a aulas presenciais é a da elevação da evasão, que ironicamente é até maior nos estados que seguem métodos alternativos. Conclusão óbvia: fechamento prolongado deve ampliar a proporção dos que deixam de estudar. No país em, 2019 18% dos jovens de 16 e 17 anos estavam sem estudar. No Maranhão a situação era mais grave e alcançava 27%.