|
  • Bitcoin 109.926
  • Dólar 5,2321
  • Euro 5,5363
Londrina

Luiz Geraldo Mazza

m de leitura Atualizado em 19/05/2022, 19:17

Inferno astral

Como a inflação está acima de 12%, Guedes provavelmente celebra sua maior vitória na decisão do TCU pela privatização da Eletrobras

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 20 de maio de 2022

Luiz Geraldo Mazza
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

O ministro Paulo Guedes, da Economia, desabafou: "acabamos de sair do inferno". Como a inflação está acima de 12%, provavelmente celebra sua maior vitória na decisão do TCU pela privatização da Eletrobras, a maior energética da América Latina. Agora segue a capitalização em Bolsa e especula-se que entre os grandes interessados estaria o fundo 3G que gere recursos de Jorge Paulo Lehmann, Carlos Alberto Sicupira e Marcelo Telles. A pasta da Economia desfruta agora de fundos soberanos e de previdência que injetariam vultosos aportes no setor elétrico. O inferno é quentíssimo, o diabo ocupadíssimo como nunca. 

Queda de braço 

Segue o confronto entre Executivo e Judiciário, com o presidente anunciando terror nas eleições: sua queixa crime contra o ministro Alexandre Moraes foi rejeitada por Dias Toffoli e Bolsonaro repicou acionando Augusto Aras, Procurador-Geral da República. Se continuar assim a profecia bolsonariana emplaca: tumulto certo nas eleições. Profecia, como se vê, detalhadamente programada. 

Tiro no pé? 

Estados e distribuidoras alertam que a liminar do STF de suspensão dos descontos estaduais sobre a alíquota do litro do diesel pode ter efeito adverso, elevando o preço na bomba. Na verdade todas as tentativas para baixar o preço dos combustíveis falharam e a impressão é que manter a contenção ajuda a esquecer a inflação e sugere ativismo ao gosto das bases. 

Front 

Procura por teste de Covid triplicaram na capital e num momento em que as médias móveis se expandem: no Brasil 99 mortes entre terça e quarta e 17.666 infecções em 24 horas, em Curitiba uma morte e 1.765 casos (ativos passam de 10 mil), em um mês em Londrina casos aumentam 8 vezes. Fiocruz  indica que a vigilância genômica da doença deve continuar. Há relaxos surpreendentes: no Paraná 4,5 milhões não tomaram dose de reforço. 

LEIA TAMBÉM:

Um pouco de euforia
PIB surpreende

Alerta 

Órgãos do governo alertam sobre baixas temperaturas, chuva e ventanias de 100 km/h. 

Mais vagas 

A Fundação de Ação Social e uma rede de supermercados em Curitiba fazem seleção para 200 vagas de trabalho. Aqui pelo menos a roda da economia continua girando. 

Lá como aqui 

Em São Paulo dos 32 mil em situação de rua, há dormitórios para 19 mil. Aqui a previsão é de pouco mais de 3 mil, mas só há abrigos para pouco mais de 2 mil. O déficit tem que ser enfrentado com boa margem de improvisação. 

Pane 

Em função de pane nos radares, os três principais aeroportos paulistas tiveram que cancelar mais de 40 voos.

Leilões 

Enorme expectativa no governo e mercado para um segundo semestre com previsão de 14 leilões e arrendamentos de terminais, concessões e privatização de portos, entre os quais o de Itajaí em Santa Catarina e o de São Sebastião. Depois que o TCU deu o placar de Alemanha x Brasil por 7 a 1 no caso da Eletrobras parece que tudo ficou mais fácil. 

Ultimato 

Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, deu ultimato para que o governo segure o preço da energia elétrica. Isso foi dito ao ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica e deputados federais. 

Terror 

O aumento surpreendente das denúncias de agressões e maus tratos a deficientes se dá quase na mesma incidência dos abusos sexuais contra crianças no Brasil. 

Folclore 

Na terceira via – que está longe de ser isso - João Doria é a maior ameaça de fim de disputa com Simone Tebet, preferida do MDB e do Cidadania. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.