Elas acompanham as ocorrências como fundamental e também as previsões, as estatísticas: uma delas assinala que se acelerarmos o cronograma das imunizações pouparemos a vida de 20 mil pessoas por mês, mas contam também que a alta de óbitos de crianças no Paraná já chega a 1.500%, quando lá no início da pandemia se falava em critério vertical que priorizava, como urgência, os idosos na escala de faixas etárias prioritárias.

Ao menos 12 estados e inumeráveis prefeituras pensam nas antecipações da vacinação como regra ao que se chamou de competição do bem, como a deflagrada ontem pelo governador de São Paulo e o prefeito do Rio de Janeiro. Jovens que pareciam não se importar com o contágio, hoje, segundo pesquisa, estão no auge do medo da Covid-19. Há uma estatística aterradora: segundo o Tribunal de Contas há cobrança das cidades paranaenses de 60% das vacinas recebidas. É por essas e por outras que nos emocionamos com a "quadrilha" junina feita em hospital para celebrar a recuperação de um paciente da moléstia.

Pibinho ao Pibão

Em tempo de pibinho é de comemorar a alta de 0,44% em abril sobre o mês de março, que não se trata de um pibão, até porque é fortemente acossado pela inflação, que na soma de 12 meses chega a 8,06%, muito distante da meta de pouco mais de 5%. Para acentuar esse risco basta anotar que subiu ontem o preço do gás de cozinha, que ao lado da água e da energia elétrica faz parte dos chamados "preços administrados", isso tudo sem falar na cesta básica. O clima de comemorações pelos fatos positivos levou o governo a antecipar a chegada das vacinas da Janssen para os próximos dias, o que o levou a fazer a correção. No Paraná um registro relevante na oferta de 3 mil vagas em suas agências do trabalhador.

Escolaridade

No ano passado, em função da pandemia e das circunstâncias que a acompanham, tivemos 5 milhões de jovens fora da escola, quando no ano anterior mal chegaram a um milhão e meio. O improviso das soluções para driblar as aulas presenciais encontra enorme dificuldade na insuficiente rede disponível da internet.

Fiscalização

A AIFU flagrou uma festa junina em Santa Felicidade com razoável aglomeração e chegou a fechar sete estabelecimentos por infração a normas sanitárias. O cenário segue preocupante e tanto que em São Paulo até drones foram mobilizados contra aglomerações. No fim de semana no Paraná tivemos mais 2.329 casos e 49 óbitos. No norte paranaense a Universidade de Londrina dá assistência de reabilitação em exercício ambulatorial e domiciliar e o mesmo é feito na região pioneira pela Universidade Estadual do Norte do Paraná com pacientes de Jacarezinho e cidades próximas.

Folclore

Um exemplo de como haverá reações à Reforma Administrativa ocorre no Paraná, com a recriação da licença-prêmio em favor de servidores do Ministério Público, que é duro com os outros e nem sempre com os seus. Corte desse tipo de benefício é indispensável para ajuste à Lei de Responsabilidade Fiscal nos estados.