A fila dominante hoje no Brasil é a das vacinas. Mas o ministro Paulo Guedes, da Economia, alimenta a das privatizações, na qual pretende colocar pela ordem a Petrobras e o Banco do Brasil. A fila das vacinas caminha, a das privatizações, em ritmo extremamente lento. Como pensa o Exército, que historicamente comandou a do "petróleo é nosso", que tinha em seu comando generais como Leonidas Cardoso, pai de Fernando Henrique, e Buxbaun. Evidente que o cenário é diferente da época da campanha e é possível que seguidores do nacional desenvolvimentismo de Getúlio Vargas não sejam tantos. A Petrobras é um símbolo, até de soberania, que se mostrou avacalhado especialmente nos governos petistas, tal a escalada da corrupção como nunca vista no país.

Será que privatizada teria uma vacina contra a corrupção ou tudo seguiria na mesma?

Expectativa de vida

Com a pandemia, a expectativa de vida no país caiu como nunca desde a 2ª guerra mundial. Aos poucos as curvas estatísticas indicam retorno à normalidade com a queda de números, Curitiba, por exemplo, está com menor número de casos desde outubro e no Paraná tivemos no fim de semana 2.035 casos e 50 óbitos. Já abrimos estádios para futebol e em São Paulo devidamente mascarados o grupo da Escola de Samba Mocidade Alegre ensaia sua bateria na quadra, sinal que não brincam com a infecção, nas escolas retornam as aulas presenciais. A contabilidade mórbida no Paraná é de 1,5 milhão de contaminados e 38.712 mortos. A fiscalização fecha mais 12 pontos comerciais e aplica mais meio milhão em multas. A Anistia Internacional aponta 32 violações em direitos humanos nos mil dias de Bolsonaro.

Gay

No Brasil uma decisão judicial, unânime, do Supremo Tribunal Federal, consagrou o casamento homoafetivo. Na Suíça o tema - casamento gay - foi a plebiscito e decidido por maioria.

Visita

O líder do governo na Câmara Federal, deputado Ricardo Barros, anunciou a vinda na semana ao Paraná do presidente Bolsonaro para inaugurar ampliações em aeroportos.

Gangorra

A economia segue em gangorra: ora um alento, como a existência de 3.491 vagas nas agências do trabalhador em Curitiba, 1,14% de inflação em setembro, IPCA subindo de 8,35% para 8,45% e o acumulado de 12 meses superando os dois dígitos. Expectativa de inflação está o dobro do que constava nas planilhas oficiais.

Poeira

Um surpreendente espetáculo de nuvem de poeira cobriu, no domingo, Franca e outras regiões de Ribeirão Preto, em São Paulo. Orlândia, Dumont e Jardinópolis foram alcançadas pelo surpreendente fenômeno assustando seus moradores e as localidades sofreram com falta de água e energia e queda nos serviços de internet. A visibilidade no trânsito levou comerciantes a fecharem as portas. Moradores das regiões afetadas relataram dificuldades de respirar.

Clima

Empresários brasileiros querem que o Brasil se empenha mais na agenda ambiental, na qual é criticado em escala mundial, percebendo-se isso na ida da delegação brasileira a Nova York. Há o temor de que o mau desempenho afete exportações. É também surpreendente o desinteresse parlamentar em meio à crise climática. Na eleição alemã o tema permitiu notável avanço dos verdes.

Folclore

As ameaças contra o Procurador da República, Augusto Aras, na hipótese quase certa de ignorar a lista de crimes apontada pela CPI, dão uma indicação de risco centrada nas maiorias pró governo. O presidente da CPI, senador Omar Aziz, afirma que o relatório será de tal forma contundente que impedirá seu arquivamento tal a soma de delitos acumulada. Certeza ninguém tem, mas há o temor claro de bloqueio do governo.