O convívio com as torcidas organizadas é um monumento ao masoquismo. Podem alegar que o mesmo se dá com os cracódromos em São Paulo quando se subdividem e fazem guerra de movimentos como os das guerrilhas. O fato é que a acomodação não pode continuar ante as mortes e as violências como a do ataque a um motel para agredir jogador corintiano e os cercos às centrais de treinamento. Se não pudermos ter um aparato jurídico-policial que dê respostas concretas a cada caso, o que é exigido pela civilidade, só há um caminho: o fim das organizadas, que interferem até nas eleições do clube. Num levantamento de torcida apurou-se que 40 mil deles tinham antecedentes criminais, inclusive ligados ao tráfico.

Fome

Lembra a ONU que o Brasil tem 21 milhões de pessoas com fome. Como temos um extenso programa social, como o Bolsa Família, disposto a despender milhões com o atendimento a cada clã, é indispensável que o governo passe uma ação mais direta para identificá-los e cadastrá-los e dentre eles os 8 milhões de desempregados. Recuperar emprego é mais civilizado porque liberta o processo de assistencialismo. Há a questão da segurança alimentar, um tópico genérico, e que pode ser estudado em sua especificidade, como fez Josué de Castro há quase um século. Além de tudo vamos mal da memória.

Frases

E agora estamos recriando o apuro das frases bem sacadas com a ministra Marina Silva - o agronegócio de ogronegócio - justo num momento em que os ruralistas se empenham em melhorar a imagem. Reduzir a ala terrorista - aquela que joga contra indígenas e negocia com poluidores e detonadores do meio ambiente - é o mínimo.

Inflação

O feito da menor inflação em junho desde 2020 é extraordinário: alimentos puxam o recuo com 0,085 e revelam que a taxa acumulada nos últimos 12 meses é de 3,16%. Pesou no conjunto o programa de desconto em carro popular com a inflação dos automóveis novos caindo para 2,76%. Persiste uma ameaça maior na inflação dos serviços, que saltou de -0,06% para 0,62%, o que pode limitar a queda de juros mais do que a caneta de Campos Neto. O índice referido decorreu da alta das passagens aéreas.

Cannabis

Lula pretende regular o plantio de Cannabis para fins medicinais no Brasil. A liberação do plantio, sem depender de autorização judicial, será prioridade na pauta do Conad, Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas. Vai ser preciso uma guarda pretoriana para evitar ataque de “chibabeiros” que andam emproados porque souberam que Biden era do time.

Traição do Censo

Muitos municípios no Brasil precisam de uma revisão do Censo porque acusaram redução de população e com isso perdem renda no Fundo de Participação dos Municípios. Tal se deu na Região Metropolitana de Londrina, com Porecatu, Primeiro de Maio e Tamarana. Deveriam ter se prevenido. Não é possível que não se detectasse o fenômeno previamente. Até a singela desconfiança nesses casos funciona.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA