Na Guerra Fria real a disputa entre o mundo ocidental e oriental se dava em todos os campos e a de agora, artificial, se resume a disputas de mercado e tecnologia com a China e que está presente na pretensão americana de barrar a Huawei e o avanço da 5G. Nas reuniões de agora entre conselheiros de Trump e brasileiros é um dos temas marcantes e um executivo da Huawei já mostrou os efeitos dessa intervenção: o Brasil pagar mais caro pela 5ª geração, com as teles tendo que trocar equipamentos para ajustes. Para agradar ao outro lado o Brasil tentou por a sua diplomacia no interesse de Israel e se viu obrigado a recuar com perdas comerciais que poderia sofrer de clientes árabes. O veto ao 5G mexe com o nosso principal parceiro comercial, que é a China.

É verdade que há sentido mais alegórico nessa restauração da Guerra Fria com os russos chamando de Sputnik 5 a sua vacina para lembrar um momento exitoso ao colocar o primeiro equipamento no espaço e que precederia o primeiro astronauta, Yuri Gagarin, que viu a terra azul.

Provocação

Fazer o debate entre candidatos prefeiturais na frente da casa do prefeito Rafael Greca é uma provocação forte para o candidato que se recusa a participar, mas dificilmente o ganho com isso seria compensador, tal a distância que conserva nas pesquisas. Falar contra a cadeira vazia é parte do ritual. Beto Richa ganhou a eleição e valeu-se dessa omissão ao debate.

Corporativismo

Chico Rodrigues, o senador da cueca, quer ganhar tempo para a sua defesa, na qual espera a força do corporativismo, ao colocar o tema da intervenção do STF como indevida no afastamento proposto pelo ministro Luis Roberto Barroso. A Corte examina hoje a questão e já existe uma reação no sentido de reconhecer a autonomia do Senado para qualquer sanção. Há a proposta do presidente do Conselho de Ética, senador Jayme Campos, para uma licença de 120 dias, mais trinta dias de protelação e defesa.

Queda

Por uma semana há registro de queda dos números da pandemia no Paraná. O Rio Grande do Sul estava nessa condição, quando passou a figurar como estável. Entre domingo e segunda houve no Brasil 341 óbitos e detectadas mais 18.586 infecções. Há 5,2 milhões de casos.

Piso histórico

A precarização do trabalho é característica, estilo de governo e vem desde Michel Temer com a reforma trabalhista. Agora se projeta o fim do aumento real do piso salarial do professor, vinculando-o à inflação. A reação será forte, já que se trata de conquista histórica que levou anos para completar-se.

Folclore

Comunicação gestual forte de Cassio Taniguchi era a de seus aliados puxarem os olhos para o sinal japonês. Greca é a alegria, o riso escancarado, até quando está abatido.