Evidente o desequilíbrio institucional com o governo ganhando tudo: adiamento de CPI do MEC para depois das eleições, a PEC Kamikaze e tudo mais. O pior é que a oposição não resistiu ao charme de atenção em massa à pobreza, não se importando com os efeitos fiscais em uma hipótese até de forte recessão generalizada.

Ratinho 1º turno

Pesquisa da IRG: Ratinho Junior 46,4%, Roberto Requião 19,6%, Sergio Moro 12,9%. Como no Paraná deu Bolsonaro 45,8% e Lula 32,6% percebe-se que o palanque local não funcionou, isso é, a eleição regional não "nacionalizou" como o ex-governador esperava. Para o Senado, Alvaro Dias 32%, Sérgio Moro 22%.

Indústria, quarta subida

Pelo quarto mês sucessivo a indústria dá positivo em maio com 0,3%, mas no acumulado de doze meses perde mais de 2%, isso é, continua em perda nos níveis de pré-pandemia. Dos 26 segmentos da área, segundo o IBGE, apenas em 12 houve ganhos.

Front

Entre domingo e segunda tivemos 122 mortes e 45,5 mil infecções em 24 horas, Curitiba 3 óbitos, 912 casos e 7.79 casos ativos.

ICMS

A baixa do ICMS fez com que a gasolina fosse aqui a mais barata do país e a Copel anuncia que em função da mexida fiscal a conta de luz por aqui deve ficar 13,4% mais barata.

Maluf

De vez em quando pinta uma sentença contra Maluf quando prefeito de São Paulo: agora é uma de R$ 2,876 milhões por improbidade em ação aberta em 2000 pelo Ministério Público para analisar abertura de créditos adicionais em 1996 quando governava a capital e a manobra teria provocado prejuízos ao município.

Histórico do assédio

Histórico do assédio sexual e moral em órgãos federais é frágil, pois apenas um terço resulta em punição, segundo detalhamento da Controladoria-Geral da União. Esses dados são incompletos porque não incluem empresas públicas como é o caso da Caixa Econômica Federal. De 2008 a junho de 2022 houve 905 processos para apurar casos de assédio sexual, dos quais 633 foram concluídos, 432 deles sem punição, 65% do total. No caso específico da Caixa há junto com o assédio sexual o moral com ameaças à carreira funcional. Como se dá em outras questões relativas ao direito da mulher: sua moral é muito questionada e como denunciante tem que provar o tempo todo que é uma vítima e por isso é a primeira a ser jugada. As perspectivas no caso atual parecem favoráveis diante da determinação da presidente da instituição. O Ministério Público do Trabalho também está em cima do assunto. Investiga-se a participação de Pedro Guimarães em 21 conselhos de administração ligados ao banco no ano passado, questão levada ao TCU.

Interferência

A Procuradoria da República pediu ao STF, no início da semana, para ouvir o ex-presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, a respeito de mensagens em celular corporativo que apontam suposta interferência do presidente na estatal. Numa conversa entre Castello e Novaes, ex-BB, o ex-presidente da estatal afirmou que o celular corporativo devolvido à estatal continha mensagens e áudios que poderiam incriminar Bolsonaro.

Lula & Fiesp

O fato de o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, ser filho de José Alencar, primeiro vice de Lula, tende a aproximar o ex-presidente da entidade na qual houve ontem um almoço com o ex-presidente e há outro marcado para agosto.

5G hoje

A ideia do ministro Fábio Faria, das Comunicações, era fazer o máximo para que a telefonia 5G chegasse ao país o quanto antes, mas Bolsonaro não poderá faturar a estreia do avanço tecnológico hoje em Brasília. A não ser que se disponha a driblar a proibição legal. O Paraná não estará entre os primeiros beneficiários que serão Minas Gerais, Porto Alegre e João Pessoa.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.