Golpe de novo
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de agosto de 2022
Luiz Geraldo Mazza 
A carga pró-democracia com os manifestos e a posse de Alexandre de Moraes alcançou o mais alto nível mas não impediu que houvesse o pleito aberto a favor do golpe perpetrado por uma ala empresarial. Nada pode surpreender, posto que isso tenha ocorrido num momento de contenção de Bolsonaro. E, imediatamente, no Telegram bolsonaristas falaram em contragolpe no STF. De qualquer forma segue a tentativa de apaziguamento entre poderes.
Plano de Soraya
Sergio Moro elabora o plano anticorrupção da candidata presidencial Soraya Thronicke com a revivência dos melhores momentos da Lava Jato. No caso da candidatura senatorial o ex-juiz deu uma boa partida, discretamente à frente de Alvaro Dias.
Aeroportos
Leiloados ontem o aeroporto de Congonhas, o segundo maior do país, e mais 14 unidades. Para ninguém esquecer compromissos liberais do governo.
Varíola
Mais 31 casos de varíola dos macacos no Paraná. O total de casos já chega a 83 no momento em que reforçam os cuidados com a patologia e a adoção de protocolos mantendo a pasta da Saúde sob pressão, inclusive do Judiciário.
Indícios
A Polícia Federal adiantou ao ministro Alexandre de Moraes ver indícios de que Jair Bolsonaro teria cometido crime na transmissão ao vivo em que associou de forma falsa a vacinação contra a Covid no risco de contrair a Aids. A PF pede para tomar depoimento do presidente.
Simbolismo
É inegável o simbolismo das ações do Censo do IBGE nas aldeias indígenas e nas comunidades quilombolas justamente num momento em que parecem tão esquecidas. O fato é que a atividade ilegal em terra indígena cresceu 180% nos últimos quatro anos. A contagem dos quilombolas é feita pela primeira vez com grande receptividade da parte dos beneficiários, que cobram políticas públicas.
Front
Voltou a cair a média de mortes pela Covid: foram 246 em 24 horas e o número de infecções se manteve em 22.046 entre terça e quarta.
Avanço
Porto Alegre volta e meia surpreende em avanços na medicina: agora tem o primeiro robô, simulando um braço, que auxilia cirurgia neurológica num hospital. Trata-se do primeiro procedimento na América Latina com o aparelho ajudando a fixar parafusos e estabilizar a coluna do paciente.
Alimentos
A pandemia trouxe em dois meses, em Curitiba, quase o dobro dos preços dos alimentos. Nítida a queda de procura por hortigranjeiros.
Máscaras
Desde quarta feira (17), conforme decisão da Anvisa, o uso de máscaras em aviões e aeroportos deixa de ser obrigatório. Permanece no entanto a recomendação. Nos transportes coletivos em São Paulo segue obrigatório.
Damas em ação
Tanto Michelle, primeira-dama, como Janja, mulher de Lula, foram convocadas para a tentativa de atração dos evangélicos na escalada da campanha política. Nessa inflexão maniqueísta, denominada "guerra santa", ambas exercerão importante papel em favor dos maridos tipo machão como se sabe.
Investigação
Quem vive maus momentos é Pedro Guimarães, aquele da Caixa, e não apenas pelas acusações de assédio moral e sexual. Agora o TCU decidiu apurar as obras feitas em sua mansão e pagas pelo governo.
Crise
Entre 2019 e 2020 o Brasil, em função da pandemia, perdeu 106.560 empresas, uma queda de 7,4%, conforme a Pesquisa Anual de Comércio divulgada pelo IBGE. O Brasil fechou o primeiro ano da Covid com 1,339 milhão de companhias no comércio, ante 1,446 milhão no ano anterior. Um recorde.
Crença
Em Londrina, em agenda eleitoral, Requião acredita no desenvolvimento da campanha, especialmente no horário eleitoral, como capaz de encostar no governador Ratinho Junior. E no encontro com a mídia defendeu a tese de pedágio de simples manutenção.


