O Planalto alega as viagens internacionais, defende-se, mas o fato é que Lula gastou mais no cartão corporativo do que seus antecessores. E isso é falha que contamina o desempenho do presidente. Viagens foram importantes, mas qual o peso exato dos seus resultados? O fato é que quem tem 35 pontos de aceitação e 31 de rejeição está mal e não repete seus desempenhos anteriores.

Zelensky

Um dos pontos contraditórios é o caso do presidente da Ucrânia, Zelenski, depois de sequência de atritos com alguma repercussão. Anuncia-se o reencontro em Nova York e quem sabe uma saída razoável para os desentendimentos. Há o discurso na ONU, velha tradição com pouca chance de rendimento.

Irritação

Irritados com seguidas invasões do STF na competência legislativa, senadores pautam imposto sindical e aborto. Recentemente houve a votação não concluída da descriminalização do uso da maconha, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, apresentou proposta para criminalizar todo porte de drogas. No da 11 outra decisão insólita: a autorização a sindicatos de cobrar contribuição de não filiados. Na verdade, trata-se de anomalia o fato de apenas 9,2% dos trabalhadores serem sindicalizados. Ficam dispensados da obrigação os que se negarem objetivamente a fazê-lo. No dia seguinte, 12, a presidente do STF, Rosa Weber, pautou ação sobre descriminalização do aborto no primeiro trimestre de gestação. A reação do presidente do Congresso Nacional tem tudo a ver. É um caso de prerrogativas e de tal intensidade que Pacheco avalia retomar todos os temas julgados pela Corte.

Horror noturno

Seis em cada dez brasileiros, segundo o Datafolha, temem andar à noite nas cidades brasileiras. 34% se sentem extremamente inseguros. O temor é maior entre as mulheres, que se sentem muito inseguras, ante 29% de homens.

LEIA TAMBÉM:

Déficit

Agenda verde

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, faz uso de agenda verde nos seus contatos nos EUA para atrair investidores.

Cada vez mais

A guerra fria de agora é em Taiwan, onde foram detectados 103 aviões de guerra chineses nas redondezas da ilha. Já as relações entre americanos e iranianos melhorou com trocas de prisioneiros e a liberação de US$ 6 bi a Teerã.

Espera

O mercado espera volta do risco fiscal em alentado documentário do Copom sobre Selic.

Terras indígenas

Uma agência de mineração, segundo pesquisa de uma ONG, teria manutenção de pedidos em 77 terras pleiteadas por nações indígenas.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA