Neste fim de semana assistiremos, uma vez mais, a normalidade aparente com abertura de feiras, mercados e sacolões. Essa flexibilização, em meio a uma acentuada ascensão de casos e de mortes pela Covid, é sempre o indicador de anomalias próximas. Estudos que indicam que a vacinação já evitou a morte de 43 mil idosos ou informes como o da Organização Mundial da Saúde que até o fim do ano haverá imunização de 40% da população do universo não reduzem a apreensão revelada pelos números: 2.335 óbitos e 74.327 infecções em 24 horas com perto de 500 mil mortes e de 18 milhões de casos.

A aparente "normalidade" expressa nas feiras de inverno das praças Osório e Santos Andrade com seu cenário de animação na capital não se ajusta a um cenário de saturação com as suas UTIs hospitalares com 102% de ocupação, situação que se repete em outras cidades. Ontem pelo menos o Butantan fez entrega de 2,2 milhões de vacinas e a Espanha anuncia que a partir da próxima semana dispensará o uso de máscaras. Quem sai na frente leva essa vantagem: no Brasil, o ritmo das imunizações é insuficiente. No meio de tudo isso, um sinal positivo: ontem o país bateu recorde de vacinações diárias com 2,2 milhões de doses em 24 horas. Imaginem como estaria a situação se o Brasil tivesse comprado a vacina no ano passado.

Investigação

De depoentes a investigados pela CPI, uma lista aberta pelo ex-ministro Pazuello e o atual Marcelo Queiroga e mais 12 pessoas no calendário político, no qual se pretende inculpar os agentes que por ação ou omissão agravaram a crise patrocinando remédios ineficazes como a cloroquina e o tratamento preventivo. Indisposição com a matéria levou ontem o relator da CPI, Renan Calheiros, e o vice,Randolfo Rodrigues, a se recusarem a ouvir médicos que defendem o tratamento como inócuo.

A crença em tratamentos ineficazes, em estudo conduzido por Mariana Borges Martins da Silva, da Universidade Oxford, e Marina Pereira Novo, da Unicamp, sugere que a fé nesse absurdo vai além do bolsonarismo e se liga a fatores culturais e a forma como nós, brasileiros percebemos a ciência e abordamos a saúde. O argumento em cima disso é o da soberania e liberdade do ato médico.

Jabuti

Quanto custa um "jabuti´" como os da MP da Eletrobras? Em cálculos apressados fala-se que as benesses a grupos do setor elétrico implicariam no mínimo em R$ 15 bi. Prorrogação de subsídios à usinas movidas a carvão mineral foi retirada.

Folclore

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, as classes média e alta exageram nas refeições e sobras de restaurantes poderiam alimentar os pobres. Depois da preocupação com as empregadas em turismo nos "esteites", essa é pelo menos mais assistencial e viável. O governo estaria avaliando, em aceno a supermercados, em flexibilizar a validade dos alimentos. É pelo menos tudo isso bem distante daquela da aristocrata da França de que a falta de pão poderia ser compensada com brioches.