Apesar da evidência de que a esmagadora maioria dos imunizantes utilizados no país são de origem estrangeira, das quais a maioria é da Índia, a vacina chinesa da Coronavac virou tema do conflito entre governadores e a presidência e com um racha mal explicado até aqui na pasta da Saúde. O encontro entre o pessoal do Butantan e da Anvisa ontem não restaura a situação anterior em respeito à compra da vacina, mas ao menos coloca o debate numa condição mais técnica. O empenho em tudo politizar gera fetiches ideológicos como esse e capaz de aprofundar-se com a demanda chegando ao Judiciário.

Agepar e autonomia

O legislativo aprovou a indicação de Reinhold Stephanes para presidir a Agepar, agência criada para respaldar as privatizações. A instituição até aqui não funcionou, como se viu nos inúmeros casos de corrupção na área (alguns dos quais levaram o governador Beto Richa à cadeia), o que prova que não se definiu bem que por sua natureza deveria ser independente do governo para bem desenvolver suas funções com raio de autonomia bem fixado. Não consta que tenha dado qualquer sinal de alarme quanto às anomalias havidas no sistema de concessões do pedágio. Stephanes, o paranaense que mais esteve em ministérios, tem o porte para que se restaure o sentido essencial do agenciamento regulatório.

Ponta do Poço

O reavivamento da questão do licenciamento ambiental da Ponta do Poço em Pontal do Sul na base da corrupção e na qual aparece o ex-presidente Collor é oportuna para levantar todas as questões ambientais ligadas ao empreendimento, inclusive a construção da estrada que o MP estadual contestou por avanço na mata atlântica. Urge rever tudo, incluindo as resistências das Ongs ambientalistas. A área goza de uma vantagem excepcional em relação à profundidade.

Carência

Uma das maiores causas da retração alimentada pela pandemia foi a falta de crédito para os pequenos e micro empreendedores. O fato é que apenas 38% delas tiveram acesso ao crédito para operar e que geraria uma outra conjuntura para a superação dos entraves.

Denúncia

A crise hídrica está acionando a população na denúncia de casos clássicos de desperdício e isso se evidencia nas 109 denúncias diárias que chegam à Sanepar. O mutirão, imposto pelo duro racionamento, impõe ao público essa necessidade da delação sistemática.

Pragmatismo

Quando o clima está ideologizado é inútil esperar que Bolsonaro ouça empresários no conselho de pragmatismo nas relações com EUA e China. Seu alinhamento extremo aos EUA não houve sequer por aqui no tempo da Guerra Fria de verdade e não essa fajuta que aí está para confundir. É verdade que a China é dependente do Brasil na questão dos alimentos, mas nada ganhamos em provocá-la para favorecer a maior potência.