Discutir incêndios florestais no Brasil acaba sendo uma inutilidade como tervigersar sobre a decisão do STF que liberou o bandidaço do PCC. É inútil, mas frutuoso e capta-se aquilo que escapa da análise dos processos e suas untuosas alegorias e pergunta-se qual a distância que há entre um julgado e o senso comum das coisas. No caso em tela percebeu-se a distância entre a elaborada decisão, permeada de doutrinas justificativas, e o absurdo, primaríssimo, da soltura de um delinquente de expressão até internacional.

Há uma sensação de impotência nisso tudo, seja nos incêndios, seja no ato judicial, porque o absurdo, o inominável acaba sendo o normal.

O beliscão

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou uma prefeitura a indenizar um aluno de três anos por beliscões que sofreu da professora. Inconcebível que esse tipo de pedagogia ocorra no ambiente mais avançado do país. É a sobrevivência intolerável da palmatória numa das mais primitivas expressões.

O fato

Enquanto o ministro Marco Aurélio, do STF, chama o presidente Luiz Fux de censor, quem se diverte é o André do Rap, uma liderança forte do crime organizado, voltando ao clima natural do seu tipo de clandestinidade. Incrível é que no mundo paralelo da criminalidade, a luta pelo poder tenha tanta semelhança nos desvarios. Sabe-se que no caso de André do Rap um leve descuido com a compra de uma lancha de R$ 6 milhões e uma empresa de fachada acabaram o levando à prisão.

Cidade fechada

São Tome das Letras, até agora sem casos da Covid 19, barrou forasteiros e a economia, não desprezível no turismo, deixou de funcionar no interior de Minas Gerais. Embora a força do misticismo seus moradores ainda temem a chegada do vírus ao município.

Drive in

Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, pretende desenvolver o maior espaço de shows com distanciamento social do Brasil. Tem relativa experiência no ramo e agora aposta forte na iniciativa.

Fiat lux, fiat Fux

As duas primeiras decisões de Luiz Fux como presidente do STF são importantíssimas para tentar salvar a credibilidade da instituição: dois ministros da Segunda Turma formavam maioria sistemática em decisões, ainda que empatadas, degradando a linha da Lava Jato e interveio contra a liberação de André do Rap pelo seu colega Marco Aurélio. Tanto num como no outro caso fez um esforço enorme para a evitar desgaste. Ao entregar os casos criminais aos cuidados do colegiado, preterindo as turmas, restabeleceu o equilíbrio perdido nas demandas internas, concedendo mais solidez às decisões .

Folclore

Se Goura e Francischini firmarem seus espaços, Greca não poderá fugir aos debate com eles, ainda que em posição privilegiada.