Qual é a realidade: enquanto Londrina reabre os bares, Curitiba flexibiliza, a Europa é abalada por nova onda de infecções, e na França, num só dia, 20 mil casos e apesar disso o Japão volta a tratar da Olimpíada, a CBF cuida do público aos estádios, fala-se em Carnaval em abril e na São Silvestre em junho. Podemos captar uma dose forte de fuga, de escapismo em tão agudas contradições. Enquanto isso, na Europa voltam as normas de distanciamento em Portugal pelo temor de um repique. O público, tanto o daqui como o do exterior, deixa rolar como se a crise tivesse acabado. Vivemos um quadro de sonambulismo.

Equilíbrio rompido

Nos EUA a corte suprema tem um divisor com maioria de conservadores e minoria de liberais. Mas a diferença é de um voto. Se Trump designar uma juíza conservadora, rompe o equilíbrio. Aqui tivemos caso de ruptura na 2ª Turma do STF, com a licença médica de Celso de Mello os empates em dois a dois favoreceram a queda da Lava Jato. Agora Celso de Mello está voltando e o ciclo punitivo pode impor-se e isso já no caso do depoimento do presidente à Polícia Federal, que volta a ter traço aberto e pessoal sem a moleza de fazê-lo por escrito, como quis Marco Aurélio Mello, louvando-se em caso semelhante de Michel Temer. .

Banco de projetos

Com a assinatura da ordem de serviço para a construção do viaduto da Bratislava na BR-369 sai a primeira obra do pacote de R$ 1,6 bilhão de investimentos financiado pela Caixa Econômica e Banco do Brasil. Ratinho Junior, que presidiu o acontecimento, destacou que é a primeira obra no Regime Diferenciado de Contratação Integrada e tudo deriva de um banco de projetos. Em 18 meses estará concluída, depois de três meses para o projeto e 15 meses para finalização.

Bolsonaro cresce

O Ibope da Confederação Nacional da Indústria elevou a 40% a aprovação de Bolsonaro. Maioria dos intérpretes atribui o arranque ao auxilio emergencial. Por sinal que 53% dos microempresários o receberam e muitos aplicaram recursos na compra de insumos. Com a promessa dos R$ 10 bi para esse segmento, tudo isso ajuda a decolagem. Mas agora há o reverso, com a redução do auxílio à metade. No momento o destaque é a reforma fiscal, com o cavalo de Troia da CPMF, hoje mais admitida pelo Congresso.

Transparência

Portais de transparência do Tribunal de Contas sobre gastos com a Covid indicaram que as prefeituras atenderam a 60,7% dos critérios estabelecidos, e o estado alcançou 65,25%. Feito máximo foi de Cianorte, Maringá, Pato Bragado e Pinhais, com o índice de 100%. Londrina e Curitiba se saíram bem, com 93,25% e 92%, respectivamente.

Folclore

A cada vez que assumia o governo, o deputado Anibal Curi se firmava como sedutor, dando extrema atenção aos que iam ao Palácio: o atendimento, em meio a um cafezinho, era o ritual dessa relação. Também fazia suas artes no legislativo a tal ponto que um observador anotou que ele mandaria na área mesmo que seu posto na Comissão Executiva fosse de guarda esporte.