No momento em que se acentua a luta das mulheres pela igualdade (verificou-se que nos postos de comando internacional elas detêm apenas 12% das posições de mando), o Paraná se revela um bom campo de luta pelo fato, por exemplo, de aqui se revelar um dos mais elevados níveis de desigualdade salarial no país ante os homens. Empresas telefônicas buscam talentos femininos para 329 vagas exclusivas.

Ultimato

Ratinho Junior teria dado ultimato a Lula na gestão dos pedágios. O pior é que não tem apoio ante o grupo mais radical pela tarifa mais baixa.

Chuvas

Tibagi, nos Campos Gerais, está em emergência com as chuvas; em Bandeirantes, 1.100 pessoas foram afetadas pela tromba d'água que deixou 527 desabrigados. Prudentópolis também padeceu.

Covid

Enquanto segue a vacinação bivalente, a Saúde em seu derradeiro boletim diz que tivemos mais 2.179 casos de Covid e 17 óbitos.

Emprego

Mais uma rede de supermercados tem oferta de empregos. Em nível nacional, cursos de formação para várias profissões contam com mais de 5 mil vagas.

Feito excepcional

No momento em que o turismo aparece como um dos fundamentos do PIB brasileiro, o Hotel Cataratas de Foz do Iguaçu recebe nota máxima numa publicação da Forbes. Foz está em preparo para nova maratona.

Obesidade

O excesso de peso atingiu em 2022 no Paraná 70% de sua população.

Evasão

Surpreendeu o número da abstenção do vestibular da Universidade Estadual de Londrina: dos 20,8 mil inscritos deixaram de comparecer 7.628, ou seja, 36%.

Gestão joia

Para os bolsonaristas mais radicais, o governo foi "joia" e por isso tentam agir ao implicá-lo na questão dos presentes sauditas, entre os quais aqueles de mais de 16 milhões. Polícia Federal, Ministério Público Federal, Receita Federal em mobilização máxima. O fato é que presentes masculinos foram retirados da aduana sem pagar tributos.

Etanol

O etanol teve o preço aumentado em 19 unidades federativas e Distrito Federal. É esse tipo de alta que ameaça brecar iniciativas de reforma como a de Fernando Haddad, que ontem conversou com Campos Neto, presidente do Banco Central.

Pente fino

A revisão do Bolsa Família vai render mais de um milhão de exclusões. Só em Londrina foram barrados do benefício 1.600 famílias. 1,4 milhão de famílias sofrerão igual corte pelo fato de receberem de forma indevida o benefício.

Absurdo

Se é absurdo transformar delegados em guardador de presos, como se dava no Paraná, uma consequência maior se dá em São Paulo, onde há mais policiais vigiando presos do que para apurar crime. Em 20 anos houve a perda de quase um terço do efetivo e a polícia civil é hoje menor que a penal.